Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Porto de Itajaí consegue licença ambiental para construção de nova bacia de evolução

Obra vai permitir a entrada da embarcações maiores no complexo portuário

Anderson Bernardes
Vale

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) expediu, nesta quinta-feira (3), a licença ambiental para a construção de nova bacia de evolução para o Complexo Portuário do Itajaí. O próximo passo para que a obra seja iniciada é a conclusão do projeto básico, que servirá como base para a licitação.

Divulgação/ND Vale
Porto recebe navios de até 306 metros de comprimento

O projeto prevê uma nova bacia de 530 metros de diâmetro, nas proximidades da foz do rio Itajaí-Açu,em frente ao Saco da Fazenda. A atual bacia, com 400 metros de diâmetro, permite que apenas navios de até 306 metros de comprimento com 40 metros de boca alcancem os terminais locais. A nova bacia vai permitir a entrada de navio com 336 metros de comprimento.

Orçada em R$ 300 milhões, a obra visa garantir a competitividade do complexo portuário, segundo maior movimentador de contêineres do País. A autoridade portuária estima que, caso a obra não seja concluída até 2015, o complexo tenha perda de R$ 30 milhões mensais no faturamento, com a queda de aproximadamente 75% no movimento de entrada e saída de navios e a debandada dos armadores para outros portos que comportem embarcações maiores.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade