Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Operação prende suspeitos de sonegação de impostos no comércio de carnes em Itajaí

Nove mandados de busca e apreensão e três de prisão estão sendo cumpridos nesta terça-feira (20)

Carla Superti
Vale

Nove mandados de busca e apreensão e três de prisão estão sendo cumpridos nesta terça-feira (20) pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Itajaí, Florianópolis e Joinville, relacionados à Operação Nota Branca. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª vara criminal da Comarca de Itajaí, atendendo pedido da Promotoria de Justiça Regional da Ordem Tributária.

Divulgação
Investigação começou após denúncias

A operação investiga há oito meses um esquema de redução de tributos no comércio de carnes na região do Vale de Itajaí. Os equipamentos de informática que forem apreendidos serão encaminhados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) e os demais materiais serão encaminhados para a secretaria de Estado da Fazenda e Receita Federal do Brasil para auditoria fiscal e quantificação dos prejuízos aos cofres públicos. Testemunhas serão ouvidas no decorrer da semana.

Por que operação Nota Branca?

Os participantes do esquema usam o termo nota branca quando se referem ao documento extra-fiscal utilizado pelos motoristas para saber onde entregar as mercadorias. A investigação teve origem a partir de denúncias recebidas pela secretaria de Estado da Fazenda e Receita Federal, onde foram apontadas suspeitas de ilícitos fiscais na comercialização de carne.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade