Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Ibama fiscaliza pesca ilegal em Itajaí e Navegantes

Na segunda-feira (30), 11 redes de arrasto foram apreendidas, mas ninguém foi preso

Carla Superti
Vale

Uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu 11 redes de arrasto em Itajaí e Navegantes na segunda-feira (30). A operação dos fiscais começou no pontal de Navegantes, onde muitos pescadores artesanais atuam. No momento do flagrante, todos envolvidos na pesca desapareceram e deixaram para trás seis redes. Três foram recolhidas na beira do mar e as outras três ainda na água.

Zé Rogério/RICTV Record
Fiscais apreenderam as redes, mas não encontraram responsáveis pelos materiais

 

Em algumas redes havia peixes como tainhas e até mesmo um siri. Em Itajaí, outras cinco redes foram apreendidas. Apesar do flagrante, todos os pescadores conseguiram fugir antes da chegada dos fiscais e ninguém acabou preso.

As redes apreendidas, que são usadas para fazer o cerco aos cardumes, não podem ser utilizadas a menos de 1,2 mil metros dos molhes. Também há uma lei que proíbe a colocação de rede fixa no Litoral de Santa Catarina, feita justamente para evitar a mortandade de espécies como a tartaruga. O pescador que for flagrado com este material pode pagar multa que varia de R$ 700 a R$ 100 mil. Ele ainda pode ser preso e responder por crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade