Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Concurso para contratar agentes de limpeza em Balneário Camboriú pode ser concluído em 40 dias

Prefeitura aguarda autorização da Justiça e pretende contratar 200 funcionários pela Emasa para fazer o serviço

Carla Superti
Vale

Se a Justiça autorizar, um concurso público deve ser concluído em 40 dias para contratar 200 novos funcionários pela Empresa de Água e Saneamento (Emasa), que irão atuar como agentes de limpeza urbana nas ruas de Balneário Camboriú. A afirmação veio do prefeito Edson Piriquito, que ressalta que o governo municipal corre contra o tempo para reverter a decisão da Justiça, que impede a prefeitura de contratar novas pessoas para esta função.

Arquivo/RICTV
Pela cidade, várias lixeiras podem ser vistas cheias de lixo por causa da pouca quantidade de pessoas designadas para fazer o serviço temporariamente

Enquanto o impasse não termina, funcionários da secretaria de Obras atuam temporariamente limpando as ruas da cidade. Porém, o serviço que era feito por 200 profissionais contratados pela Ambiental, agora está sendo feito por cerca de 30 pessoas, o que impede que Balneário Camboriú fique tão limpa como era antes.

Há 18 anos a Ambiental tem a concessão para limpar as ruas e coletar o lixo no município. Neste período, o serviço foi cobrado do contribuinte. Porém, a partir do início do ano, uma ação do Ministério Público considerou que não é possível calcular o quanto cada morador deve pagar pela limpeza das ruas. Por isso, o serviço começou a ser cobrado da prefeitura. A empresa quis cobrar R$ 820 mil mensais da prefeitura pela limpeza das ruas, que inclui varrição, capina, limpeza dos lixos públicos, pinturas dos meios-fios, entre outros. Só que em 2012, eles recebiam R$ 500 mil por mês no total de todos os contribuintes para fazer isso. Por isso, a prefeitura decidiu não pagar esse valor e tentar chegar a um acordo com a Ambiental. Neste período, a empresa não recebeu pelo pagamento e, por isso, resolveu suspender o serviço no início deste mês.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade