Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Evento da Marinha do Brasil reúne veleiros de seis países em Itajaí

Velas Latinoamerica 2014 acontece de 11 a 16 de fevereiro

Carla Superti
Vale

De 11 a 16 de fevereiro, a Marinha do Brasil reúne em Itajaí seis dos maiores veleiros do mundo no evento Velas Latinoamerica 2014. O encontro tem uma programação extensa, com desfile naval em praias da região, apresentação da banda sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais e visitação pública aos veleiros. No dia 16 de fevereiro, os navios partem em viagem pelos mares do Atlântico e Pacífico, com destino a Veracruz, no México.

Divulgação
Embarcações navegarão pelos mares da América do Sul e Caribe durante 134 dias

O evento tem como participantes os veleiros Libertad, da Argentina, Cisne Branco, do Brasil, Esmeralda, do Chile, Glorio, da Colômbia, Guayas, do Equador e Simón Bolivar, da Venezuela. Durante 134 dias, estas embarcações navegarão pelos mares da América do Sul e do Caribe, percorrendo 12 mil milas náuticas e realizando visitas nas mais importantes cidades e portos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e México.

No dia da chegada dos veleiros, 11 de fevereiro, o desfile naval acontece nas praias de Itapema, Balneário Camboriú, Praia Brava, Cabeçudas e Atalaia. De 12 a 15 de fevereiro, os veleiros ficarão abertos a visitação do público, das 14h às 19h, no Porto Público de Itajaí, com entrada pelo Portão 2. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a Banda Sinfônica do CFN realizará apresentações, das 21h às 23h, no Centreventos de Itajaí.

O encontro de veleiros é decorrente do evento “Velas Sudamérica 2010”, realizado no Rio de Janeiro, entre as Marinhas de 14 países latino-americanos. Em maio de 2012, durante a XXV Conferência Naval Interamericana (CNI), ficou acordado que, a cada quatro anos, haverá um “Encontro de Grandes Veleiros”. A iniciativa tem como objetivo estreitar e fortalecer os laços de amizade entre as Marinhas da América Latina.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade