Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Seara e Piratuba decretam situação de emergência

Em Seara, problema foi agravado com o não funcionamento da bomba de recalque do poço profundo

Bruna Deitos
Oeste

A prefeita de Seara, Laci Grigolo, convocou a comissão municipal de Defesa Civil do município para discutir a seca, agravada na cidade e também no interior. A decisão foi decretar situação de emergência.  A situação se agravou ainda mais com o novo problema com a bomba de recalque do poço profundo, que não está funcionando.

Segundo o presidente da Comissão e secretário da Cidade e do Interior, Marco Viott foi retomado nesta segunda-feira (3) o transporte de água do Rio Uvá, próximo a cabeceira da ponte, pela Casan para abastecer diversas áreas da cidade. Cargas de água também estão sendo transportadas para as comunidades do interior. Os caminhões fazem o transporte das 7h às 24h. “Chegamos a conclusão de que o poço profundo não é a solução para o abastecimento de água de Seara e teremos que partir para outra, como por exemplo, implantar uma adutora que receba água direto do rio Uva, de Itá”, comenta a prefeita.

 

Rádio Belos Montes/Divulgação/ND Oeste
Bomba parou de funcionar e agravou o problema da seca

 

No Alto Uruguai

Piratuba também decretou situação de emergência.  Um levantamento parcial dos prejuízos aponta redução na produção de leite, milho e soja. A produção de leite, que é a principal atividade do meio rural em Piratuba, já registra 30% de queda na produção. A área plantada de milho é de cerca de dois mil hectares e também já amarga a redução de aproximadamente 40%. Já a produção de soja, com 200 hectares plantados, tem perda de 25% até o momento.

A última chuva considerável no município foi no final do mês de outubro. “Nossas ações para amenizar o impacto da estiagem já iniciaram: a Secretaria de Obras está transportando água para mais de 20 propriedades do interior e já estamos encaminhando as informações para a Defesa Civil do Estado”, destaca o prefeito Adélio Spanholi. Além do caminhão pipa da prefeitura, os bombeiros também estão fazendo o transporte de água para animais.

 

Divulgação/ND Oeste
Decisão em Piratuba foi tomada nesta segunda-feira (3)
 

 

Seara e Piratuba se juntam a outros municípios do Oeste que já decretaram situação de emergência por causa da seca. 

Com colaboração da Rádio Belos Montes.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade