Praça da Beira-Mar Continental de Florianópolis ganha novos brinquedos para cadeirantes

A praça da Beira-Mar Continental foi escolhida para ser a primeira a receber equipamentos de parque infantil adaptados para as pessoas com deficiência física de Florianópolis. Os brinquedos instalados, um balanço e um gira-gira, ainda estão em fase de testes, mas já podem ser usados pelo público.
Petra Mafalda/PMF

Novos equipamentos tem proposta inclusiva

 

O balanço que já estava no local é exclusivo para os cadeirantes, terá uma rampa de acesso ao brinquedo e corrimão para a segurança da criança. O gira-gira será um brinquedo inclusivo. “O modelo chama a atenção e esperamos que seja instalado em todas as praças. O grande diferencial do gira-gira, por exemplo, é que o cadeirante não precisará brincar sozinho. Sendo um brinquedo inclusivo, a criança poderá compartilhar o momento com outros colegas não cadeirantes, fazendo com que se sinta acolhido”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência de Florianópolis, Fernanda Baggio Gasperin.

Para que a criança possa fazer o uso correto do equipamento, ainda serão executados alguns ajustes, como placas explicativas e a revitalização dos acessos, que será feita com calçadas planas e seguras. Na última semana, foi instalada a tela de proteção em torno do parque infantil, oferecendo mais segurança às crianças que desfrutam dos brinquedos.  

“Estamos em fase de acabamento nas obras de melhoria e adequação do parque infantil, iremos realizar a troca da areia no espaço, fazer a construção da calçada ao redor e também implantar rampas que dão acesso aos brinquedos adaptados para integração de crianças cadeirantes”, explicou o secretário do Continente, Aurélio Rocha dos Santos.

Geral