Mais de 190 mil unidades consumidoras ficam sem luz na Grande Florianópolis nesta sexta

Mas de 190 mil unidades consumidoras da Grande Florianópolis estão sem energia elétrica na noite desta sexta-feira (1º). Segundo a Celesc, a situação está mais crítica em São José Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz, onde mais de 50% dos imóveis estão tiveram o abastecimento interrompido. Na Capital, às 20h20, 50 mil unidades estavam sem luz. Às 22h50, 162.757 unidades permaneciam sem energia na Grande Florianópolis.

Placa atingiu veículos na BR-101, em São José - Divulgação/ND
Placa atingiu veículos na BR-101, em São José – Divulgação/ND

Às 20h15, 103.548 unidades estavam sem luz em São José. Em Palhoça, no mesmo horário, eram 29.995. A Celesc informou que as subestações Roçado, Coqueiros, Angelina Usina Garcia ficaram fora de operação temporariamente, mas já retornaram. O motivo foi um defeito nas linhas da Eletrosul que abastecem essas subestações. Os técnicos da Celesc acreditam que o problema na região pode ter relação com a chuva e com ventos e grande intensidade de raios na região, que resultou em 980 descargas elétricas até as 20h15. A expectativa da Celesc, no início da noite, era de que os alimentadores fossem religados gradativamente nas horas seguintes.

A iluminação das pontes que dão acesso à Ilha de Santa Catarina também sofreu um apagão, que atingiu principalmente os bairros Estreito, Capoeiras, Jardim Atlântico, Trindade e Centro. Na avenida principal do Morro da Cruz, uma árvore caiu e bloqueou o tráfego de veículos. Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas ocorrências de queda de árvores foram registradas nas primeiras horas da noite, como no Estreito e no Centro. Nenhuma vítima decorrente destes incidentes havia sido registrada até as 21h.

Na BR-101, em São José, o vento fez com que uma placa caísse em cima de carros que passavam pela rodovia, tumultuando o trânsito no local por volta das 20h. A tempestade também causou danos em fachadas de estabelecimentos.

A Epagri/Ciram divulgou três avisos meteorológicos no início da noite. O mais recente alerta sobre o vento forte com rajadas de 60 km/h a 80 km/h previstas para até as 21h42, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Os temporais com chuva moderada e forte também podem atingir as regiões, assim como pancadas de chuva com raios do Meio-Oeste ao Litoral. 

Vento forte derrubou uma placa na BR-101, em São José - Divulgação/ND
Vento forte derrubou uma placa na BR-101, em São José – Divulgação/ND

Mais conteúdo sobre

Região