Em segundo protesto da tarde, índios fazem bloqueio total da BR-101 em Palhoça

Um grupo de índios bloqueou novamente os dois sentidos do Km 233 da BR-101, na região do Morro dos Cavalos, por volta das 15h30 desta quarta-feira (28). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a previsão era de que eles desocupassem o local às 16h30, mas a liberação ocorreu antes do previsto. No início desta tarde, o grupo realizou a primeira manifestação no mesmo trecho.

PRF/Divulgação/ND

 

Ainda de acordo com a PRF, até a publicação desta matéria as filas já chegavam a aproximadamente 2km nos dois sentidos da rodovia e a estimativa é de que o trânsito seja normalizado até 16h20.

Os índios protestam contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 215, que foi aprovada na terça-feira (27) e transfere a decisão final sobre demarcação de terras indígenas do Ministério da Justiça para o Congresso Nacional.

:: Índios bloqueiam BR-101 em Palhoça e trânsito fica complicado na região

PEC 215

Aprovada na comissão especial destinada a analisar o tema, a PEC segue agora para votação nos plenários da Câmara e do Senado, com dois turnos em cada Casa. Para passar a valer, a proposta precisa ser aprovada por dois terços dos deputados e senadores.

Caso entre em vigor, o Congresso Nacional passa a dar a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas e de remanescentes de comunidades quilombolas. O texto proíbe ainda a ampliação de terras indígenas já demarcadas e prevê a indenização de proprietários inseridos nas áreas demarcadas, ainda que em faixa de fronteira.

Com informações da Agência Brasil.

Região

Nenhum conteúdo encontrado