Dois casos de dengue são confirmados em Jaraguá do Sul

Arquivo/ND

Só este ano, foram encontrados 13 focos do mosquito transmissor da doença em Jaraguá do Sul

A Diretoria de Vigilância em Saúde divulgou esta semana que Jaraguá do Sul teve dois casos de dengue confirmados. Os casos foram de dois homens que estiveram em viagem para o interior de São Paulo, e no retorno para região, apresentaram os sintomas da dengue. Um dos pacientes foi atendido no pronto-socorro do Hospital São José, e outro é jaraguaense, mas procurou o hospital Santo Antônio, de Guaramirim.

Existem ainda outros dois casos suspeitos, um aguarda o resultado do exame que foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Já outro caso a coleta será feita ainda esta semana e depois será enviada para análise.

Este ano, foram foram registrados 22 casos suspeitos de dengue na cidade, desses, 18 já foram descartados, já que o resultado de exame laboratorial foi negativo.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde Dalton Fernando Fischer os agentes de endemias continuam com trabalho intensivo com foco na prevenção da dengue em Jaraguá do Sul. Os agentes repassam orientações à população e trabalham na busca ativa de novos focos do mosquito, realizando a inspeção de 385 armadilhas distribuídas pela cidade em 153 pontos estratégicos.

Fischer destaca ainda que se alguém tiver histórico de viagem para outros municípios e apresentar os sintomas da dengue, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.

Confira os sintomas da dengue:
– Febre alta (entre 39° e 40°)
– Dor de cabeça
– Dores nas articulações
– Falta de apetite
– Fraqueza
– Vômitos
– Manchas na pele (podendo haver coceira)
– Náusea e diarreia.

Fonte: Vigilância em Saúde de Jaraguá do Sul

Geral