Destino SC: mar de águas claras e cultura portuguesa convidam a visitar Porto Belo

Um paraíso, de paisa­gens bucólicas e de grande beleza, com mar de água muito clara, baías, ilhas e vegetação preservada. As­sim é Porto Belo, município de colonização açoriana que encanta por cenários pito­rescos. O local mantém a atmosfera bucólica de uma vila de pescadores em meio ao cenário natural, mas a calmaria se transforma na temporada de verão, com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares. Na região, não faltam op­ções de lazer que prometem contemplar os mais varia­dos gostos.

Mar cercado de vegetação preservada, ilhas e baías compõem cenário perfeito para aproveitar o verão no litoral catarinense - Divulgação/ND
Mar cercado de vegetação preservada, ilhas e baías compõem cenário perfeito para aproveitar o verão no litoral catarinense – Divulgação/ND

Passeios de barco, es­portes náuticos e mergulho estão entre as principais ati­vidades turísticas. Mas não é só isso. Na Ilha de Porto Belo, por exemplo, é possí­vel se aventurar em trilhas subaquáticas que revelam a abundante vida marinha da região. Em outros locais, como a Reserva Morro dos Zimbros, há trilhas que des­bravam a Mata Atlântica e permitem a observação de aves e de espécies ameaçadas de extinção. Visita ao Ecomu­seu, que preserva ossadas de baleias e fósseis de mamífe­ros antigos, é outra atração.

Para quem prefere a pesca, de arremesso ou em­barcada, a cidade oferece costões e ilhas à prática, e há também roteiros de pescaria de dourado, garoupa, ancho­va e outras espécies.

Apreciadores da boa gas­tronomia podem se deliciar com o que Porto Belo e arre­dores oferecem aos visitan­tes. Entre as pedidas estão sopas de siri e marisco cozi­do, entre outros sabores da cozinha açoriana.

Turistas podem contemplar paisagens ou mesmo caminhar entre edificações - Divulgação/ND
Turistas podem contemplar paisagens ou mesmo caminhar entre edificações – Divulgação/ND

DICAS

ARTESANATO E COMPRAS

A cidade tem uma variada produção artesanal, que pode ser vista na Casa do Turista. Os artigos de pesca em miniatura, como barcos, remos, tarrafas e redes, são boas lembranças de Porto Belo. O local fica na avenida Governador Celso Ramos, 2.460, sala 5, Centro.

PRAIAS

As atividades náuticas e o lazer com crianças são favorecidos pelas águas calmas e protegidas da Praia de Porto Belo, de onde sai também boa parte dos passeios de barco. Outra praia própria para banho e esportes aquáticos é a de Perequê. A Enseada do Caixa D’Aço é animada por bares flutuantes, enquanto a Praia do Estaleiro e o Costão das Vieiras revelam cenários mais agrestes, acessíveis de barco.

ILHA DE PORTO BELO

Recanto de grande beleza natural, a 900m do Centro de Porto Belo, possui praias de águas cristalinas, vegetação abundante, inscrições rupestres e trilhas e mirantes. As opções de lazer incluem trilhas subaquáticas para snorkeling, banana boat, passeios de lancha, caminhadas ecológicas, além de banhos de mar. A recepção na ilha é feita por guias treinados. Mais informações: (47) 3369-4146 e www.ilhadeportobelo.com.br.

PASSEIOS DE ESCUNA

A Ilha de Porto Belo é parada obrigatória, mas os roteiros incluem também as praias da cidade e dos municípios vizinhos. Pode-se fazer trajetos passando pela Enseada do Caixa D’Aço e pela Vila do Araçá, a caminho da ilha. Ou então ir até a Praia do Estaleiro (Balneário Camboriú), com parada para banho de mar. Outra opção é seguir até a Ponta da Sepultura, com direito a snorkeling. O ponto de embarque é em frente à Igreja Matriz.

Destino SC