Destino SC: Chapecó tem história, cultura, arquitetura e um jeito simples de viver

Chapecó é um município repleto de contexto histórico e cultural, reunindo o ritmo de vida agitado de um centro urbano e a tranquilidade do campo. A cidade oferece cenários belíssimos e uma infraestrutura que agrada quem passa por aqui.

Alguns pontos centrais da avenida Getúlio Vargas contam um pouco da história da cidade. Um dos pontos de referência é o monumento O Desbravador.  Os 14 metros de altura da obra simboliza o trabalho de construção do Município, homenageando os primeiros colonizadores da região. Na rotina do chapecoense não pode faltar a caminhada na avenida principal e o chimarrão ao final do dia….

Inaugurada em 1956, a Igreja Matriz de Santo Antônio chama atenção com suas duas torres de 40 metros de altura. Sua bela arquitetura chama atenção de quem passa pela cidade.

A praça Coronel Bertaso, a principal da cidade, fica em frente a Catedral do município e é ponto de encontro dos chapecoenses para curtir o dia e aproveitar as atrações artísticas e culturais da região

Outro ponto turístico de Chapecó é onde o coração do nativo bate mais forte: a Arena Condá! Palco de tantos momentos memoráveis, a arena representa uma parte importante da paixão do chapecoense pelo futebol.

A Catedral Santo Antônio, no Centro de Chapecó, e suas imponentes torres – RICTV/ND

Nas águas do rio Uruguai

Um centro náutico na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina virou alternativa de turismo. Neste local, as águas do Rio Uruguai, que determinam a divisa entre os Estados, tiveram seu nível aumentado em relação ao nível natural, depois da construção e início das atividades da barragem de uma Usina Hidrelétrica em 2010.O lago formado pela barragem, com a junção de 3 rios estimulou a exploração do turismo local no oeste catarinense.

Localizado a 553 km da capital, o Porto Goio-En é um local cercado pelos morros dos municípios de Erval Grande e Chapecó, a marina, instalada no lado catarinense oferece uma ótima estrutura para quem quer relaxar e aproveitar o local. Aos aventureiros o espaço oferece uma tirolesa interestadual. O brinquedo começa no município de Erval Grande, no Rio grande do Sul, atravessa o Rio Uruguai, e termina em Chapecó. Com 1.300 metros de extensão e uma altura inicial de 80 metros de altura. A velocidade da descida, que dura cerca de um minuto, varia com o peso da pessoa, mas pode chegar a 100km/h.

Na rotina do chapecoense não falta o chimarrão, principalmente no final do dia – RICTV/ND

Além da adrenalina e do belo cenário, por aqui é possível conhecer a região pelas águas do rio Uruguai, o local ficou conhecido como a praia do Oeste, oferecendo passeios de lancha, espaço para mergulho e práticas de stand up paddle.

Por aqui a gastronomia típica da região também está presente no passeio. Os filezinhos de tilápia, peixe típico da região e a mandioca frita, são as porções mais solicitadas no restaurante da marina. Turistas ou moradores, quem visita o local se surpreende com a qualidade e variedade de serviços oferecidos.

O Desbravador, o monumento simboliza o trabalho de construção do município – RICTV/ND

Mais conteúdo sobre

Destino SC