Blumenau tem muitos atrativos para se apreciar, como o Museu da Cerveja e a gastronomia

Os casarios de estilo germânico e os passeios bem-cuidados são um convite à visitação, principalmente se incluir um chope ou um café colonial - Daniel Zimmermann/divulgação/prefeitura blumenau/nd
Os casarios de estilo germânico e os passeios bem-cuidados são um convite à visitação, principalmente se incluir um chope ou um café colonial – Daniel Zimmermann/Divulgação/Prefeitura Blumenau/ND

Blumenau no Vale do Itajaí  é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica por sua cultura e história. Fundada pelo filósofo alemão, Dr. Otto Blumenau, a cidade mantém traços europeus em sua arquitetura, gastronomia e festas populares. Caminhar pelo centro de Blumenau, especialmente a rua 15 de Novembro e conhecer a vila germânica é um convite pra quem busca se sentir na Europa sem sair do Estado.

Sede da maior festa cervejeira do país, a Oktoberfest, Blumenau recebeu em 2017 o título de Capital brasileira da cerveja, o que garante a quem visita a cidade, um cardápio vasto de cervejas artesanais. O contexto histórico da produção da bebida também está presente no município.

Localizado na praça Hercílio Luz, na região central, o Museu da Cerveja serve de porta de entrada para uma viagem histórica da criação e transformação da bebida ao longo dos séculos. Além disso, turistas e moradores passam a ter informações sobre o desenvolvimento econômico e turístico de Blumenau ligados a produção do chamado ‘pão líquido’. Por lá é possível encontrar antigos equipamentos, fotografias, vestimentas e até mesmo objetos trazidos pelos imigrantes alemães que foram utilizados no passado para a fabricação da bebida. É uma viagem cheia de conhecimento que fará o visitante ter uma nova perspectiva não só da cidade, mas também na maneira como degustar e escolher um copo de  um bom chope..

Visitante pode fabricar sua própria bebida no Museu da Cerveja - Divulgação/ND
Visitante pode fabricar sua própria bebida no Museu da Cerveja – Divulgação/ND

Produzir e depois degustar

 O município faz parte da Rota Turística da Cerveja, que é composta por dez cervejarias da região do Vale Europeu. Um dos atrativos em alta é a oportunidade que turistas e moradores têm de participar do processo de produção da bebida. O Vale do Lúpulo é um dos espaços na cidade que oferecem esse tipo de experiência.

No local o visitante participa de todas as etapas de uma produção de uma cerveja artesanal, podendo aprender sobre os insumos, maltes e especiarias. A experiência é única, na qual o visitante participa da produção desde o início, com fervura da água, até o momento de engarrafar a cerveja criada. 

Para quem pensa em se divertir e agregar conhecimento, este é um excelente passeio. Além disso o estabelecimento oferece uma espécie de geladeira comunitária, onde é possível provar cervejas produzidas por outras pessoas, além de contar com um bar repleto de opções.

O doce strudel é uma das receitas trazidas pelos alemães  - Divulgação/ND
O doce strudel é uma das receitas trazidas pelos alemães – Divulgação/ND

Quem visita Blumenau também não pode deixar de visitar os famosos cafés coloniais da cidade. A variedade de doces e salgados é imensa, mas o que impressiona e aguça o paladar são as receitas trazidas pelos imigrantes europeus. O strudel, clássica receita alemã, possui uma massa fina e é recheado com maçã, passas, castanhas, rum, mel e canela. É um convite para uma das melhores experiências gastronômicas da cidade.

Destino SC