Baleia franca e filhote são avistados na praia do Rosa, em Imbituba, no Sul de SC

Além do balneário da praia do Rosa, as baleias também estão ocupando outros no Litoral Sul - Projeto Baleia Franca-Instituto Australis/Divulgação/ND
Além do balneário da praia do Rosa, as baleias também estão ocupando outros no Litoral Sul – Projeto Baleia Franca-Instituto Australis/Divulgação/ND

Uma baleia franca e seu filhote foram avistados na praia do Rosa, em Imbituba, no Sul de Santa Catarina, nesta sexta-feira (13). Os animais estavam a cerca de 200 metros da faixa de areia. Segundo o Projeto Baleia Franca/Instituto Australis, a temporada reprodutiva da espécie começou mais cedo este ano, no início de junho, e mais animais devem aparecer nos próximos meses.

Segundo a diretora de pesquisa da instituição, Karina Groch, a mãe e o filhote avistados nesta sexta já estão na região há alguns dias. “No máximo ela sai para dar uma voltinha em outro balneário com o filhote e retorna. Elas costumam permanecer no mesmo local após ter o filhote”, disse.

A pesquisadora explicou que muitos animais já estão na região, principalmente na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca, que abrange nove municípios, desde o Sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. “O pico da temporada é em setembro e até lá mais baleias devem chegar ao litoral Centro-Sul catarinense”, contou.

Estado