Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Teatro de bonecos ganha espaço no Palco Livre da Scar, em Jaraguá do Sul

Cia. Alma Livre apresenta a peça “Periquito Salomão”. Entrada é gratuita

Rosana Ritta
Joinville

O projeto Palco Livre retorna ao palco do Centro Cultural nesta quinta-feira (26). A iniciativa que dá a oportunidade de artistas se apresentarem individualmente ou em grupos apresenta a Cia. Alma Livre com a peça “Periquito Salomão”. A apresentação, às 20h, tem entrada gratuita. Informações pelo telefone: 47/3275-2477.

A peça teatral para bonecos é inspirada na obra “Chico Palito”, de Cristina Porto, e conta com a participação de Mery Petty e Nicoli Pereira na manipulação dos personagens, com sonoplastia ao vivo do violoncelista Fred Paiva e iluminação de Gilberto Amaro.

 

Divulgação/ND
Uma praça, um realejo e uma boa história, sob medida para o teatro de bonecos

A peça traz uma história que acontece numa praça ambientada nos anos 60 em que o realejo com o periquito Salomão já não agradava tanto a população. Cansado de tantas reclamações, o periquito foge buscando a própria sorte. Além do enredo engraçado que a produção de teatro de bonecos e a presença da música ao vivo oportunizam ao público, Mery Petty conta que o trabalho permite ao espectador conhecer um elemento importante da arte popular.

 

O REALEJO, UMA RARIDADE

 

O realejo é uma caixa musical feita artesanalmente que remonta há mais de 200 anos. Originais da Europa e em diversos tamanhos, os realejos foram trazidas para o Brasil no inicio do século passado. São constituídas de foles, cilindros e uma máquina que, girada por uma manivela, oferece até 8 tipos de músicas. "Não existe fabricante para essa raridade no Brasil, apenas na Europa. Quem tem um realejo guarda a sete chaves e cuida muito bem desse instrumento. Com o passar dos anos essa tradição folclórica foi diminuindo. Porém, vale ressaltar a importância da continuidade desse trabalho para as futuras gerações”, destaca Mery.

O projeto Palco Livre é uma iniciativa que a Scar (Sociedade Cultura Artística) vem colocando em prática desde 2007, proporcionando espaço para artistas da região de Jaraguá do Sul.

Edilma Lemanhê, gerente executiva do Centro Cultural, assinala que por meio desta ação muitos trabalhos são divulgados, além de permitir que artistas e público conheçam a estrutura do Centro Cultural. O Palco Livre contempla as áreas de música, teatro e de dança, em apresentações de grupos ou individuais e não é permitida a cobrança de ingressos, uma vez que a entidade não cobra a locação do espaço aos selecionados.

 

 

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade