Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Prometheus abre Verão Teatral em Joinville

Peça da Cia. Teatro Balagan (SP) será apresentada nesta sexta e sábado, na Ajote

Redação ND
Joinville

Há quatro anos em cartaz, “Prometheus – a tragédia do fogo”, contemplado no pro­grama de circulação da Petrobras, abre a temporada 2014 do Verão Teatral, de Join­ville. A peça da Cia. Teatro Balagan, de São Paulo, será apresentada nesta sexta (31) e sábado (1º), às 20h30, no galpão da Ajote.

 

Divulgação/ND
Divulgação/ND
Espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro, nas categorias Música e Figurino

 

O espetáculo é resultado de uma longa e profunda pesquisa artística envolvendo o núcleo de artistas da Balagan e artistas con­vidados, iniciada em janeiro de 2008, e que se desdobrou em várias etapas de criação de um espetáculo a partir do mito de Prome­teu, o deus que roubou o fogo e o entregou aos humanos. Condenado por Zeus, é preso ao monte Cáucaso para ser torturado por Éthon, águia filha do monstro Tífon, que durante o dia lhe devora o fígado, que se re­genera incessantemente. Dois mil anos de­pois, Prometeu é libertado por Hércules.

As vozes dos atores-narradores, das fi­guras presentes no mito e do coro se sobre­põem e se articulam no relato dos diversos acontecimentos que compõem o mito pro­metéico – a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, a separação dos irmãos Prometeu/Epimeteu, o roubo do fogo, entre outros.

O espetáculo foi vencedor do Prêmio Shell de Teatro, nas categorias Música e Figurino, e selecionado para representar o Brasil nos festivais de Avignon e Edimburgo – Brasil em Cena. Participou também dos festivais de Presidente Prudente, Festival de Inverno de São João del Rey e Abril Pra Cena. A circulação pela Petrobras contem­plou as cidades de Londrina, Paranaguá, Itajaí e Blumenau.

O Verão Teatral segue nos fins de sema­na seguintes, até 30 de março.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade