Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Projeto Cambira mostra que peixe pode virar linguiça e patê

O sanduíche de cambira é fácil de fazer e fica uma delícia

Redação ND
Joinville
Carlos Junior/ND
Sabor. Sanduíche feito com carne de tainha defumada

 

A época é essa mesmo, o frio chegou, a expectativa de uma boa safra é grande. Alguns bons lances já foram registrados nas praias da região, os barcos chegam abarrotados de alto mar e o aroma de tainha domina as cozinhas.

Além das tradicionais receitas de tainha recheada, grelhada, assada etc., há outros pratos que levam o peixe como ingrediente principal. “Pelo processo de defumação, tanto a tainha como outros peixes rendem subprodutos perfeitos para a elaboração de pratos saborosos”, garante José Eduardo Calcinoni, extensionista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina) que coordena o grupo de pescadoras de Barra do Sul. Elas fazem parte do Projeto Cambira, que agrega pescadoras e donas de casa da comunidade pesqueira em cidades da região.

Em Balneário Barra do Sul, são cinquenta senhoras que participam, colocando seus dotes culinários a serviço tanto da boa gastronomia quanto, principalmente, da disseminação de uma cultura de aproveitamento total do peixe. “Eu já preparei peixe de tudo que é tipo, mas é a primeira vez que trabalho com estes derivados da tainha defumada. É uma novidade maravilhosa!”, garante Jorda Alves Ramos, 52 anos, participante do projeto desde o início.

Este grupo também estará numa das barracas da 19ª Festa da Tainha, de 22 a 26 deste mês, na boca da barra. “Ali – antecipa Zé Eduardo –, além dos pratos à base de tainha, também serviremos outros quitutes, como espetinho de camarão e isca de peixe.”

Uma amostra do que o visitante vai encontrar na Festa da Tainha foi dada na noite de quarta-feira (01/06), no lançamento oficial do evento. Os convidados que foram ao restaurante do hotel Bandeirantes da Barra puderam saborear empadão, canapés e sanduíches, tudo feito com patê, linguiça e cambira de tainha e gaivira. Só para lembrar: cambira não é um peixe, mas um processo de defumação.

 

Faça em casa

 

O sanduíche de cambira é fácil de fazer e fica uma delícia. Acompanhe.

Ingredientes (tudo a gosto, de acordo com a quantidade de pessoas): cambira de tainha, maionese, catchup, cheiro-verde, pimenta, limão e alcaparras.

Preparo: deixe a cambira de molho para retirar o excesso de sal, cozinhe e desfie bem fininho. Misture com os demais ingredientes, até dar o ponto de patê. Recheie uma “bengala” ou vários pãezinhos franceses e corte em fatias individuais.

Dica: você também pode acrescentar palmito picadinho (ou o que sua criatividade mandar).

 

Onde encontrar

Os produtos do Projeto Cambira podem ser encontrados no posto de vendas da Cooperativa do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, em Araquari (BR-280, km 27, telefone 3803-7200). Também podem ser encomendados no site projetocambira.blogspot.com.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade