Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Programação da Primavera dos Museus começa neste sábado em Joinville

Atividades incluem exposições, palestras, oficinas e exibição de filmes, entre outras atrações

Suelen Soares
Joinville
16/09/2016 às 20H11

A estação das flores ainda não começou, mas a temporada cultural intitulada Primavera dos Museus, em Joinville já inicia neste fim de semana. E nesta 10ª edição, o tema que será trabalhado por 753 museus espalhados por todo o país é “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.

Obras de Katia Canton podem ser conferidas no MAJ (Museu de Arte de Joinville) - Fabrício Porto/ND
Obras de Katia Canton podem ser conferidas no MAJ (Museu de Arte de Joinville) - Fabrício Porto/ND

Em Joinville, os espaços participantes são a Estação da Memória, MAJ (Museu de Arte de Joinville), Instituto Internacional Juarez Machado, Museu Casa Fritz Alt, Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários e do Sistema Municipal de Museus. As atividades incluem exposições, palestras, oficinas e exibição de filmes, entre outras atrações. Todas em parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

Neste sábado, a partir das 10h, abre no MAJ a exposição “Fragmento MAJ – novas doações: 2013 - 2016”, no anexo 1 da Cidadela Cultural Antarctica. A exposição é gratuita e permanece aberta de terça a domingo, das 10 às 16h, até o dia 30 de outubro.

A mostra, além de integrar as atividades da temporada, também faz parte das comemorações dos 40 anos do MAJ, que ainda tem abertas outras seis exposições. De acordo com o coordenador do museu, Marcos Rück, as obras expostas foram doadas na sua maioria por artistas que tiveram exposições aprovadas no edital. “É interessante para o artista ter em seu currículo que possui obras no acervo do museu. E assim o museu vai aumentando a sua coleção”, explica.

Aproximadamente mil obras de diferentes vertentes artísticas fazem parte do acervo. Algumas obras desta nova exposição foram doadas pela comunidade, como uma das primeiras obras dos artistas Mário Avancini, Edith Wetzel e também duas telas do Hamilton Machado, que eram do Museu de Sambaqui.

No sábado também, ao meio-dia, haverá um concerto didático com a Joinville Jazz Big Band que irá executar um repertório que alia clássicos do jazz e da música brasileira, a arranjos especialmente realizados para a formação de repertório mais moderno e obras autorais.

 

Programação

 

MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE

Dia 17: às 10h, no MAJ, abertura da exposição “Fragmento MAJ – novas doações: 2013 - 2016”, no anexo 1 da Cidadela Cultural Antarctica.

SISTEMA MUNICIPAL DE MUSEUS DE JOINVILLE
Dia 19, no plenarinho da Câmara de Vereadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou antecipadamente, com o envio de nome, instituição, e-mail e telefone para smmjlle@gmail.com. A presença dá direito à certificado e as vagas são limitadas.

Das 9h às 12h: oficina de elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos em Museus e Espaços de Memórias, com Germano Busch, diretor de Projetos do Instituto Internacional Juarez Machado.

Das 14 às 18h - seminário “Fortalecimento e Atuação das Associações de Amigos de Museus”. Objetivo: conhecer experiências de mobilização social e articulação comunitária para gestão compartilhadas dos museus.

MUSEU CASA FRITZ ALT
Dias 21 e 22, das 9 às 16h: oficina Modelagem em Argila, com Pita Camargo. Transmite o conhecimento da escultura de forma lúdica para as crianças e apresenta conceitos básicos e teóricos sobre a arte da escultura.

Dias 24 a 27, das 13 às 17h: exposição “A vida e a Morte”.

MUSEU NACIONAL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Dias 20 e 21, das 19 às 21h: exibição de filmes. A partir de uma seleção específica, realizada por uma equipe de bombeiros voluntários que atuam no museu, serão exibidos filmes com temas relacionados ao trabalho da corporação.

COMPLEXO CULTURAL DA ESTAÇÃO DA MEMÓRIA
Dia 22, das 10h às 12h: encontro da equipe do Complexo Cultural da Estação da Memória com representantes, coordenadores de eventos das feiras Sábado na Estação, Mercado de Pulgas e Antigos de Garagem para bate-papo.

INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO
Dia 24, das 14 às 16h: conversa aberta com Marco Giacomelli, artista da exposição Metamorphosis 4, em cartaz no instituto, apresentando pela primeira vez os trabalhos de sua trilogia sobre águas.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade