Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

O curador Agnaldo Farias é convidado do Instituto Schwanke

Agnaldo Farias foi um dos curadores da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e é integrante da ABCA (Associação Brasileira de Artistas Plástico)

Redação ND
Joinville
Divulgação
Medalhão. Agnaldo é um dos nomes mais importantes do cenário brasileiro de artes plásticas

 

Um dos nomes mais importantes do circuito de arte do Brasil, Agnaldo Farias conheceu Luiz Henrique Schwanke na década de 1980, posteriormente sendo um dos responsáveis pela participação do artista joinvilense na a “Bienal Brasil Século 20” (1994) e "80/90 Modernos e Pós-modernos ETC” (2007), mostras que se propuseram a fazer uma revisão da arte brasileira. Hoje (19), Agnaldo vem a Joinville compartilhar essa experiência a convite do Instituto Schwanke.

Serão dois dias de encontro no auditório da reitoria da Univille, com a temática “Arte Contemporânea – Produção e Curadoria. A Curadoria e o Papel da Crítica na Contemporaneidade”.

Agnaldo Farias foi um dos curadores da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e é integrante da ABCA (Associação Brasileira de Artistas Plástico), além de consultor do Instituto Tomie Ohtake e coordenador do projeto Rumos Visuais, do Itaú Cultural.

Internacionalmente, Agnaldo Farias é reconhecido como uma das principais referências sobre arte brasileira. Por isso, participou como curador da 11ª Bienal de Cuenca, no Equador, curador da representação brasileira na Bienal de Veneza ao lado de Moacir dos Anjos e curador adjunto da 1ª Bienal de Johanesburgo, na África do Sul.

No Brasil, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000) e de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo no início dos anos 90.

A vinda de Agnaldo Farias a Joinville foi viabilizada pelo Instituto Schwanke através do mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). A entidade deverá ainda promover outras discussões sobre arte contemporânea, produção, relação com a curadoria e crítica de arte nos próximos meses.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por email para administrativo@schwanke.org.br ou institutoschwanke@gmail.com.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade