Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Noite Flamenca no Juarez Machado na sexta-feira

“Idas y Vueltas” é apresentado pelas bailarinas e alunas da Escola de Dança Flamenca Compás y Arte, de Joinville

Redação ND
Joinville

Jackson Nessler/Divulgação
Letras. Espetáculo é inspirado em poemas de João Cabral de Melo Neto

 

A expressão corporal e facial, figurinos e acessórios típicos darão o tom à noite espanhola de sexta-feira (30), no Teatro Juarez Machado, às 20h30.

O espetáculo de dança flamenca “Idas y Vueltas” é apresentado pelas bailarinas e alunas da Escola de Dança Flamenca Compás y Arte, de Joinville, com direção das professoras Adriana Alves Vieira e Suraya Helayel. Este é o terceiro espetáculo do grupo, que começou no final de 2009.

“A música me faz dormir e o flamenco me faz acordar”, disse certa vez o poeta João Cabral de Melo Neto, referenciado neste espetáculo.

“Idas y vueltas” faz menção às idas e vindas entre Brasil e Espanha do escritor pernambucano, que, por 12 anos, atuou como diplomata brasileiro em território espanhol. Assim ficou conhecido como o “poeta de dois mundos”: levou para a poesia o dualismo do Nordeste desértico e da Andaluzia fértil.

Dele são os poemas “A Palo Seco” e “Estudos Para Uma Baialora Andaluza”, que inspiraram, além da sua biografia, a peça, com duração de cerca de uma hora.

O tema também faz alusão aos palos (ritmos flamencos) originados pela fusão da cultura espanhola e americana a partir do período de migração no final do século 19, de onde nasceram palos como as Guajiras, Colombianas, Milongas e Rumbas.

O projeto foi contemplado pelo Edital do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura).

 

O quê: espetáculo de dança flamenca “Idas y Vueltas”

Quando: sexta (30), 20h30

Onde: Teatro Juarez Machado (Av. José Vieira, 315, América)

 Quanto: R$ 20 (inteira), na loja Lumino – Iluminação (R. Max Colin, 1.134, sala 2, América) e Café Fino Sabor (R. José de Alencar, 140, América – dentro da academia Summit). No dia do evento, ingressos na bilheteria do Teatro  

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade