Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Neste domingo é comemorado no Brasil o Dia da Pizza

Uma história iniciada há seis mil anos, que está na mesa de boa parte dos brasileiros pelo menos uma vez por semana

Redação ND
Joinville
Carlos Junior/ND
Iguaria. Sabrina Raquel Stolfi é proprietária de uma das primeiras pizzarias de bairro em Joinville

 

Uma história iniciada há seis mil anos, que está na mesa de boa parte dos brasileiros pelo menos uma vez por semana. Domingo é o Dia da Pizza, mas mesmo sem essa data comemorativa é certo que muitos iriam degustar várias massas e seus recheios – para se ter uma ideia, algumas pizzarias de Joinville vendem mais de 600 pizzas durante o fim de semana, prova de como o prato deixou de ser opção para poucos. É a pedida tanto para jantares mais requintados como refeição para amigos em frente a TV.

Há dez anos, quando as pizzarias ainda se localizavam majoritariamente na área central de Joinville, a família de Sabrina Raquel Stolfi resolveu inovar num novo negócio no Itinga. A Sul Pizzas é uma das primeiras e mais bem sucedidas pizzarias de bairro em Joinville: por sábado, eles fazem cerca de 300 entregas, além de 400 rodízios. Nada mal para um negócio que começou na garagem de casa e agora ocupa uma área para 270 pessoas.

Para a proprietária, o chamariz está nos 70 sabores e a opção dos clientes em montarem sua própria pizza, com os ingredientes que mais lhe agradam. “Por isso as pessoas não enjoam, porque variam o sabor e sempre estão comendo uma pizza diferente”, avalia. Alguns clientes, por exemplo, vão ao local até três vezes por semana, sem contar os pedidos feitos no distrito de Pirabeiraba, literalmente do outro lado da cidade.

Num mercado cada vez mais concorrido, Sabrina diz que a Sul Pizzas sempre preza pela inovação, tanto no cardápio quanto nos serviços. “Nós fomos os primeiros a colocar o tele-entrega num telefone 0800, gratuito. Além disso, prezamos pelo atendimento familiar e atingimos um público de diferentes classes sociais”, conclui.

 

Carlos Junior/ND
Variedade. Pizzaiolo prepara um dos 100 sabores do cardápio da Baggio

 

Variedade de sabores

No centro da cidade, a Baggio Pizzaria & Focacceria também almeja atingir uma gama democrática de clientes. Para isso, o cardápio com mais de 100 sabores abre espaço para pizzas mais tradicionais e outros mais requintados, com queijos nobres e ingredientes específicos. “No restaurante vem mais o público que reside na região, mas fazemos muita entrega em bairros”, explica a sócia-proprietária Alessandra Manfredini.

A possibilidade de uma pizza ser divida em até seis pessoas, tornando o preço mais acessível, a variedade de sabores e acompanhamentos são para Alessandra os grandes atrativos das pizzas. “Nós temos uma carta de vinhos bastante diversificada, então é possível vir à Baggio para um jantar íntimo, por exemplo. Mas também recebemos famílias que comem acompanhadas de refrigerante ou cerveja. É para todos os gostos”, avalia. 

No domingo, para comemorar o Dia da Pizza, a Baggio fará pelo quarto ano consecutivo uma campanha solidária para arrecadar fundos ao Lar Emanuel. Toda a renda obtida com a venda de pizzas dos sabores mussarela e calabresa será revertida para a entidade – no ano passado foram 284 vendidas, numa arrecadação de R$ 8,5 mil.

Para Alessandra, uma forma bacana de comemorar a data. “Fazer o bem faz bem. Alguns clientes até mudam o sabor quando sabem da campanha, e outros pagam pela pizza mas nem levam para casa, só para ajudar mesmo”, conta. “As pessoas recebem a ideia muito bem e nosso retorno vem em dobro.”

 

Saiba mais 

A história da pizza começou há seis mil anos com os egípcios e só depois migrou para a Península da Etrúria, na Itália.

Considerada como comida para os menos favorecidos, que colocavam em cima da massa o pouco alimento que tinham, a pizza ganhou fama em 1889, quando Raffaele Esposito foi convidado a preparar uma pizza para rainha Margherita, esposa do rei Humberto, recém-unificado reino da Itália.

O Dia da Pizza é comemorado no Brasil desde 10 de julho de 1985, quando aconteceu o primeiro campeonato de pizzarias em São Paulo. Logo, a data se espalhou por outras cidades do país.

 

Sul Pizzas

Rua Waldemiro José Borges, 1.870.

Telefone: 0800-645-7606

 

Baggio Pizzaria & Focacceria

Rua Otto Boehm, 376.

Telefone: 3026-4242

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade