Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Jornalista Cláudio Fernandes lança livro no sábado em Jaraguá do Sul

Como contrapartida social, serão doados 500 exemplares para escolas, bibliotecas e outras instituições

Alexandre Perger
Joinville
Rogério Souza Jr./ND
Missão. Cláudio quer mostrar que é possível unir a literatura e o jornalismo

 

Contadores de histórias por excelência, narradores do cotidiano. Essa é uma das formas com a qual podemos definir os jornalistas, esses sujeitos que vivem a farejar causos. Para ajudar nessa tarefa, certa vez alguém resolveu acrescentar nessa mistura a literatura. É a partir do paralelo entre as duas áreas que o jornalista Cláudio Fernandes partiu para escrever o livro “Aquele que Conta a História”, onde reúne histórias reais, ficção e teoria. O lançamento ocorre neste sábado, às 18h, na Feira do Livro de Jaraguá do Sul.

O livro é resultado de um trabalho de conclusão de curso de Fernandes, apresentado em 2009, na faculdade de jornalismo. No TCC e, consequentemente, na obra, a proposta é mostrar que é possível aliar jornalismo e literatura e criar algo atraente aos olhos do leitor. “Às vezes, jornalista é muito preso”, constata. Para ele, o texto jornalístico precisa de um tempero e “esse tempero é a literatura.”

Além da ficção, Fernandes narra duas histórias verídicas, que conheceu quando era repórter de um jornal em Jaraguá do Sul. Em uma delas, sobre uma família que sai para cumprir a tradição de pescar o próprio peixe, o mote é colocar o leitor na história, permitindo que ele acompanhe junto, contando tudo em tempo real.

Na outra, ele usa o jornalismo e literatura para contar como vive uma menina que passou dez anos internada em um hospital. Na parte teórica, ele aborda narradores consagrados, como Edgar Allan Poe, de quem ele analisa a obra “A Narrativa de Arthur Gordon Pyn.”

O livro foi patrocinado pela Lei do Mecenato, do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville). Como contrapartida social, serão doados 500 exemplares para escolas, bibliotecas e outras instituições. No lançamento, Fernandes colocará à venda outros 100 livros, ao preço de R$ 15.

Serviço

O quê: lançamento do livro “Aquele que a Conta História”, do jornalista Cláudio Fernandes

Quando: sábado, às 18h

Onde: Feira do Livro de Jaraguá do Sul, na Scar

Quanto: R$ 15 o livro

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade