Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Humberto Soares monta gibiteca no Rio Bonito

Gibiteca terá histórias da Disney, Turma da Mônica e heróis da Marvel e da DC Comics.

Redação ND
Joinville
Rogério Souza Jr./ND
Parceria. Humberto Soares e a diretora da escola Hermann Müller, Silvane Aparecida da Silva

 

 

Na zona rural de Joinville, onde o Tatuí se sente mais à vontade, Humberto Soares realiza o sonho de montar uma gibiteca. A parceria com a Escola Municipal Hermann Müller, na Estrada Palmeiras, em Pirabeiraba, proporcionou ao artista reunir um bom acervo de histórias em quadrinhos, que a partir da próxima semana estará à disposição dos leitores. Só não vale ficar trancado na sala: a ideia é que cada gibi seja retirado da prateleira e levado para uma área aberta, lido diretamente em contato com a natureza.

Humberto já teve um projeto similar na Expoville, a “Casa dos Contos”, que durante oito meses abrigou alguns quadrinhos. Mas, nesse formato e com esse tamanho, a “Gibiteca do Tatuí” é pioneira. “Eu fiz uma pesquisa e constatei que nas escolas de Joinville não havia um espaço assim, só caixotecas ou com os gibis juntos aos livros. O espaço aqui é mais escolar, com os gibis voltados à educação”, salienta.

A ideia começou a tomar forma este ano, quando a diretora da Escola, Silvane Aparecida da Silva, ganhou uma área de extensão para a Hermann Müller na Estrada Palmeiras. Lá, além da horta e do eco pomar, o espaço tinha uma casa de bonecas abandonada – ou a estrutura era derrubada ou transformada. “Lembramos do Tatuí porque ele tem tudo a ver com nosso trabalho. Tem esse lado lúdico, mas também porque desenvolvemos um trabalho de educação ambiental”, afirma a professora.

A gibiteca serve ainda de homenagem para o artista, que mantém viva a história do “Príncipe dos Palmitos” desde o início dos anos 2000. Até por isso, o entorno da biblioteca dos quadrinhos em breve ganhará alguns pés de palmito Juçara. “Eu quero que as crianças peguem as revistas e venham aqui pra fora, para lerem deitadas na rede ou no gramado. Por isso é fascinante ter um espaço assim bem numa área rural”, comemora Humberto.

Os últimos dias foram de muito trabalho. A antiga casa de bonecas foi reformada e ganhou cores, está “vestida de Tatuí”, como brinca Humberto. A própria comunidade se envolveu na montagem da casa, seja levando algum lanche para quem estava na reforma, seja doando gibis que logo serão integrados ao acervo, agora com mais de 300 exemplares.

Até por isso, a “Gibiteca do Tatuí” não será de uso exclusivo dos alunos da Hermann Müller. Quem quiser é só chegar lá e ter contato com as aventuras da Turma da Mônica, dos personagens da Disney e de tantos outros ilustres heróis dos quadrinhos. “Até por termos tantos atrativos diferentes a escola sempre recebe visitas. Só neste ano já vieram pelo menos cinco CEIs (Centros de Educação Infantil), e com a gibiteca esse número tende a crescer ainda mais”, prevê Silvane.

A inauguração da gibiteca será no próximo sábado, a partir das 8h30. Além da presença do próprio Tatuí, o Coral da Ciser apresentará o espetáculo “Era Vidro e se Quebrou”, com um repertório de canções lúdicas e do cancioneiro popular. “Já dava até para fazer neste fim de semana, mas por causa da chuva o gramado ficou muito molhado. E nossa ideia é fazer como se fosse um piquenique”, conclui Humberto.

 

O que: inauguração da “Gibiteca do Tatuí”

Quando: 29 de setembro, às 8h30

Onde: extensão da Escola Municipal Hermann Müller, Estrada Palmeiras 1700, Pirabeiraba

Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade