Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Grupos classificados para o Festival de Dança se preparam para apresentações em Joinville

Grupo Fernando Lima A.Z Arte classificou 14 coreografias para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos

Suelen Soares da Silva
Joinville
Divulgação/ND
Grupo Fernando Lima tem presença garantida no palco principal do Festival

 

Faltam um pouco mais de dois meses para o maior festival de dança do mundo começar. A 34ª edição do Festival de Dança de Joinville ocorre entre os dias 20 e 30 de julho, no Centreventos Cau Hansen. Na tarde desta terça-feira (10), a organização divulgou as coreografias classificadas. Então, a partir de agora é intensificar os ensaios e aguardar o festival começar.

Para a Mostra Competitiva foram selecionadas 205 coreografias, com grupos de 14 estados do Brasil e do Paraguai, distribuídas em diferentes gêneros - Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado.

Joinville garantiu a sua participação com 23 grupos aprovados para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. O grupo Fernando Lima A.Z Arte, classificou 14 coreografias no total. E comemora o retorno de seus bailarinos ao palco do festival.

O coreógrafo e professor Fernando Lima, conta que no ano passado nenhuma das coreografias foram classificadas, mas que este ano,  com todas elas aprimoradas e com as correções necessárias, eles estarão presentes no festival. “Eu acredito que nós amadurecemos as coreografias, corrigimos os detalhes. E esta classificação é o reflexo do trabalho que nós desempenhamos na escola, prezando sempre a qualidade técnica dos nossos alunos”, destaca.

O próximo passo, segundo o coreógrafo, é ensaiar para que tudo saia conforme o planejado nos dias de apresentações. Principalmente porque alguns destes bailarinos classificados irão, assim como Fernando, para um tour na Europa, com direito a oficinas de dança e apresentação de um espetáculo em Luxemburgo. “Nós estamos bem felizes. Agora temos que intensificar os ensaios e as aulas. E em junho viajamos para a Europa e retornaremos quase nos dias do festival”, comenta.

Os grupos selecionados têm até 19 de maio para confirmar a sua participação diretamente no site do Festival. A curadoria artística do evento é formada por profissionais da dança que nesta edição é formada pelos profissionais da dança Marcelo Misailidis, Mônica Mion e Thereza Rocha, que está estreando na função.

Para Thereza Rocha quantidade não é necessariamente sinônimo de qualidade. “Mas para a nossa alegria o aumento do número de inscritos coincidiu com um significativo crescimento técnico e artístico dos candidatos”, acrescenta.

Recorde de inscrições

Neste ano, o Festival de Joinville bateu recorde de inscrições. Foram 3.068 coreografias de 678 grupos do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. Segundo a coordenadora executiva do IFDJ (Instituto Festival de Dança de Joinville), Karen Coletti já está tudo pronto para que o festival, apenas os últimos detalhes é que estão sendo ajustados.

A coordenadora também falou de que surpreendeu este número de inscrições e ainda mais o desempenho dos grupos. “Nós ficamos bem surpresos com esse volume. O que a gente precisa lembrar que é um festival de escola e todos os anos temos aproximadamente 70% de renovação e isso é muito bom. Os grupos tem se superado”, ressalta.

O estado com o maior número de coreografias é São Paulo, com 89, seguido por Santa Catarina, com 26. No Meia Ponta são 40 coreografias de grupos do Brasil e Paraguai. São Paulo mantém a maior representatividade, com 14 coreografias, e Santa Catarina, em segundo, com seis, quatro delas de Joinville. Nos palcos abertos, instalados em praças e shoppings, o festival reúne 1.445 coreografias, 39 de Joinville, consolidando-se cada vez mais como espaço de acesso democrático e gratuito do público à dança.

 

Dados da Mostra Competitiva

Amazonas: 1 grupo, 1 coreografia

Bahia: 1 grupo, 1 coreografia

Ceará: 5 grupos, 7 coreografias

Espírito Santo: 6 grupos, 13 coreografias

Goiás: 4 grupos, 12 coreografias

Minas Gerais: 8 grupos, 15 coreografias

Mato Grosso: 1 grupo, 1 coreografia

Pará: 1 grupo, 1 coreografia

Paraná: 10 grupos, 14 coreografias

Rio de janeiro: 13 grupos, 17 coreografias

Rio Grande do Norte: 2 grupos, 2 coreografias

Rio Grande do Sul: 3 grupos, 5 coreografias

Santa Catarina: 21 grupos, 26 coreografias

São Paulo: 49 grupos, 89 coreografias

Paraguai: 1 grupo, 1 coreografia

 

Dados Meia Ponta

São Paulo: 11 grupos, 14 coreografias

Santa Catarina: 6 grupos, 6 coreografias

Minas Gerais: 3 grupos, 6 coreografias

Goiás: 1 grupo, 1 coreografia

Rio de Janeiro: 1 grupo, 1 coreografia

Espírito Santo: 2 grupos, 2 coreografias

Bahia: 1 grupo, 3 coreografias

Rio Grande do Sul: 1 grupo, 1 coreografia

Ceará: 2 grupos, 2 coreografias

Paraná: 1 grupo, 1 coreografia

Paraguai: 1 grupo, 1 coreografia

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade