Publicidade
Terça-Feira, 20 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Estão abertas as inscrições para o festival Grito Rock em Joinville

As bandas de Joinville que quiserem participar do evento podem se inscrever até o próximo dia 16

Redação ND
Joinville

Luciano Moraes/ND
Grupo. Strato Feelings é uma das bandas inscritas

 

 

Depois de três anos, Joinville está novamente na rota do Grito Rock. Um dos maiores festivais integrados da América Latina chega à cidade em 16 de março, no Plug Bar. As bandas de Joinville que quiserem participar do evento podem se inscrever até o próximo dia 16. As selecionadas farão um show especial para celebrar o rock, participando de uma rede que movimentará mais de 200 cidades em 15 países.

Quem coordena as ações por aqui é Hélio de Sousa, integrante da Fevereiro da Silva e conhecido agitador de shows em Joinville. Em contato com o coletivo Fora do Eixo, plataforma independente de circulação de projetos culturais, ele foi “intimidado” a retomar o Grito Rock no norte de Santa Catarina.

“Antes a rota de shows chegava até Londrina e pulava direto para o Rio Grande do Sul. Agora está disseminando, então fica mais fácil negociar com as bandas por causa da logística”, explica.

A primeira edição aconteceu em 2002 na cidade de Cuiabá (MT), como uma alternativa para os roqueiros durante o Carnaval. O projeto cresceu e no ano passado, pela primeira vez, teve edições em todos os estados brasileiros.

Para 2012 o aumento no número de cidades inscritas é de 55% em comparação com 2011, com shows em Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Nicarágua e México, além de Los Angeles (EUA) e Braga (Portugal). No total são 61 novas cidades, com 203 bandas pré-inscritas.

Em Florianópolis, a festa acontece na UFSC (Universidade Federal em Santa Catarina) em 08 de março, mesmo local do ano passado, e no Plataforma Rock Bar, em 18 de março. Como os shows são marcados em blocos e Joinville entrou na rota, Rafael Vilela, membro do grupo Cardume Cultural, convidou Hélio para produzir uma edição do evento. “O Grito tem uma tradição e está aumentando a cada ano, chegando a novas cidades”, completa.

 

Mais de 100 bandas já se inscreveram

A procura por Joinville surpreende: até agora são mais de 100 bandas interessadas em tocar no Plug Bar. “Estamos oferecendo alimentação e hospedagem solidária, na casa de alguém, além de parte do valor da porta. E o pessoal está interessado mesmo, tem até banda de Recife inscrita”, avalia Hélio. Das joinvilenses, já estão inscritas Strato Feellings, Bela, Silverdale, Miopia, Sexy Pearl e Carbonarantes.

Até o dia 16 podem aparecer outras interessadas – basta preencher o cadastro no site www.toquenobrasil.com.br e ir em “Oportunidades”. Depois, o próprio Hélio fará a curadoria das selecionadas. “Mas não vai ser só pelo meu gosto. Vou consultar o pessoal e outros agitadores para montar uma programação legal”, promete. Em princípio, serão escolhidas duas bandas de fora e duas de Joinville. Há ainda a intenção de se trazer uma banda de médio porte, com o nome não confirmado, para fortalecer o Fora do Eixo na região de Joinville.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade