Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Divulgada a lista dos grupos e coreografias aprovados para o 32º Festival de Dança de Joinville

Santa Catarina tem 24 trabalhos selecionados para a Mostra Competitiva, seis coreografias para o Meia Ponta e 181 para os Palcos Abertos

Redação ND
Joinville
Divulgação/ND
Grupo de dança Fernando Lima, no momento em que se preparava para a passagem de palco na seleção: com a coreografia Sakura, ele foi aprovado para a noite competitiva jazz sênior

 

A equipe técnica do Festival de Dança de Joinville divulgou no início da tarde desta quinta o nome dos grupos que irão brilhar nos palcos da edição deste ano. Do total de 2.461 coreografias inscritas no processo de seleção, foram aprovados 169 trabalhos para a Mostra Competitiva, 30 para o Meia Ponta e 1.246 para os Palcos Abertos.

Na Mostra Competitiva, foram aprovados grupos de 11 Estados (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e também um grupo do Paraguai e outro da Alemanha. No Festival Infantil Meia Ponta, os 30 trabalhos selecionados são do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para as apresentações nos Palcos Abertos, os números são bem maiores, com grupos e coreografias aprovados de 20 estados brasileiros (incluindo também Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Roraima, além dos demais Estados já citados acima); e também um grupo do Paraguai e outro de Luxemburgo.

De Santa Catarina, as 211 coreografias dos 78 grupos selecionados vêm de 32 cidades: Araquari, Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Camboriú, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Ermo, Florianópolis, Fraiburgo, Gaspar, Içara, Indaial, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Luzerna, Mafra, Massaranduba, Nova Veneza, Piratuba, Porto União, São João Batista, São José, Schroeder e Timbó.

A dança de Joinville, cidade sede do evento, marca sua presença nos palcos do festival com sete coreografias de quatro grupos na Mostra Competitiva, três coreografias de três grupos no Meia Ponta e mais 37 coreografias de 17 grupos nos Palcos Abertos.

A lista completa das coreografias e grupos aprovados para o 32º Festival de Dança de Joinville, que será realizado de 23 de julho a 2 de agosto, está disponível clicando aqui 

 

Confirmação de Participação

Os grupos aprovados na seleção têm até o dia 28 para fazer a sua “Confirmação de Participação” no evento. Para isso, é necessário que o responsável pelo grupo acesse o sistema do festival, no site, e informe o release e as informações técnicas da coreografia. Os grupos que não efetuarem a “Confirmação de Participação” dentro do prazo perdem a vaga e o direito de se apresentar no Festival de Dança.

 

Como foi realizada a seleção

O processo da seleção dos grupos e coreografias que irão participar do 32º Festival de Dança de Joinville iniciou em abril, quando todos os 2.461 trabalhos inscritos por grupos de todas as regiões do Brasil - um recorde histórico, que reafirma a importância do evento no cenário da dança -, passaram por uma pré-seleção, onde os vídeos das coreografias inscritas foram avaliados por especialistas nos sete gêneros de dança que compõe o evento (sendo dois especialistas por gênero): Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Sapateado, Danças Populares e Danças Urbanas. Nessa etapa os jurados receberam os vídeos pelo sistema online e fizeram a avaliação de maneira individual e à distância.

Na segunda fase da seleção, realizada de 13 a 17 de maio, o trabalho foi realizado de forma presencial, com as integrantes da Curadoria Artística do Festival de Dança de Joinville – Cecília Kerche, Iracity Cardoso, Taís Vieira e Sigrid Nora - reunidas na sede do Instituto Festival de Dança, fazendo a análise das 505 coreografias pré-selecionadas para o Meia Ponta e Mostra Competitiva. Essa avaliação foi feita também em duas etapas: assistindo aos vídeos enviados pelos grupos de todo o Brasil, e ao vivo, com a apresentação com grupos e escolas de Joinville no dia 17 de maio, no Teatro Juarez Machado.

No caso das inscrições para os Palcos Abertos a seleção foi feita em uma única etapa, com os vídeos das coreografias inscritas sendo avaliados pelos especialistas de cada gênero.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade