Publicidade
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 19º C

Confeitaria Amor & Canela, de Joinville, prepara pães europeus

Empresa quer proporcionar uma nova opção no já tradicional mercado de confeitarias da cidade

Redação ND
Joinville
Rogério Souza Jr./ND
Receita. Padeiro italiano ensinou o segredo do preparo dos pães

 

O sabor dos pães europeus está à mesa dos joinvilenses graças ao empenho da Confeitaria Amor & Canela. Afinal, o preparo diferenciado desse item essencial dos cafés da manhã exigiu uma readaptação em todo o processo de panificação – o resultado é um produto de gosto próprio, bastante peculiar e indicado como acompanhamento perfeito para diversos cardápios.

Esta foi a meta da Amor & Canela desde sua inauguração, em 2007: proporcionar uma nova opção no já tradicional mercado de confeitarias da cidade. “A ideia sempre foi agregar valor. Como percebemos uma carência na fabricação de pães milenares, resolvemos unir as novas tecnologias com o modo de preparo de pães como nossas avós vaziam”, explica a proprietária Rosani Marchi.

Para isso, a Amor & Canela fez contato com um padeiro mestre da Itália, residente na região da Lombardia, um dos principais pólos de panificação da Europa. Num primeiro momento, a confeitaria precisou trocar alguns de seus equipamentos e mexer em boa parte de sua linha de produção – o forno artesanal feito à base de pedra sabão, por exemplo, alia a modernidade com o jeito artesanal de assar massas, uma cumplicidade essencial para os novos tipos de pães.

No ano passado, o padeiro mestre italiano passou dez dias em Joinville para ensinar as mais de 100 receitas de pães e remodelar toda a produção. Para o padeiro mestre da Amor & Canela, um período essencial. “Antes de começarmos a venda fizemos uma porção de testes. Tudo para dar a qualidade necessária ao produto, torná-lo realmente especial”, analisa Cleones Marchi.

A confeitaria joinvilense ainda ganhou de presente uma massa madre produzida na Itália. É através dessa massa, renovada constantemente e que serve de base para todos os pães, que se dá a fermentação natural, grande responsável pelo sabor diferenciado. Cada pão tem ainda um tempo de preparo especial – com o descanso da massa, algumas receitas levam até 48 horas para ficarem prontas. “É como fazer arte”, relaciona Rosani.

 

Ingredientes selecionadas

O próprio Cleones se responsabiliza pela compra de todos os ingredientes. A farinha de trigo vem diretamente do moinho e passa por um tempo de descanso antes de ser utilizada. “As farinhas são diferentes no Brasil e na Europa, então foi preciso adaptá-la para cada tipo especifico de pão”, conta. A única adição de gordura vem do óleo de oliva, em quantidade mínima.

Apesar do verdadeiro ritual por trás de cada receita, a Amor & Canela produz em grande quantidade e mantém as massas congeladas por determinado período. Assim, sempre há pão quente à disposição. Por enquanto, a confeitaria comercializa 15 tipos de pães europeus com fermentação natural, e aos poucos coloca novos produtos à venda.

Para Rosani, esses pães diferenciados podem ser servidos muito além do café. Acompanhados de óleo de oliva, patê, saladas e um bom vinho, os pães europeus rendem um bom jantar.

 

O quê: Confeitaria Amor & Canela

Quando: todos os dias, das 6h30 às 21h

Onde: rua Tenente Antônio João, 859

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade