Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Clássico de Ariano Suassuna é encenado pela Udesc nesta sexta

“Auto da Compadecida”, montagem de alunos da universidade, será apresentado no Teatro do CIC

Da Redação/ND
Florianópolis
29/09/2017 às 18H45

“Auto da Compadecida”, clássico texto de Ariano Suassuna, ganha montagem em Florianópolis nesta sexta-feira, da disciplina de Montagem Teatral do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). O texto ganha a linguagem do teatro de bonecos e foi montado sob a direção dos professores Paulo Balardim, com assistência de Vicente Concílio e Daiane Dordete. O cenário utiliza tecidos e bambus para retratar as mudanças de tempo e ambiente que ocorrem na peça. A trilha sonora, ao vivo, foi arranjada e orquestrada por integrantes da Orquestra Acadêmica Udesc.

“Auto da Compadecida”, criado na disciplina de Montagem da Udesc, marca a estreia da Cia. Caras de Bonecos - Laura Biasi/Divulgação/ND
“Auto da Compadecida”, criado na disciplina de Montagem da Udesc, marca a estreia da Cia. Caras de Bonecos - Laura Biasi/Divulgação/ND



A partir da união dos alunos surgiu a Cia. Caras de Boneco, que estreia contando a história de João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, que fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente, após a chegada de cangaceiros na cidade a esperteza da dupla é confrontada com o julgamento do Diabo até a chegada da complacência da Compadecida.

O texto foi escrito por Ariano Suassuna em 1955, retratando o cenário nordestino e mesclando elementos da cultura local, como a literatura de cordel, a música, a dança, teatro e elementos circenses. Posterior ao “Auto da Compadecida” surge o Movimento Armorial (1970), também criado por Suassuna, com o objetivo de sintetizar elementos e figuras da cultura popular nordestina e obras clássicas da literatura. O espetáculo se propõe a combinar esses dois elementos concretizando-os na cena através da cenografia, do figurino, da música e dos demais elementos. A peça ainda terá apresentações em Joinville e Chapecó.

Serviço:

O quê: Espetáculo teatral “Auto da Compadecida”
Quando: 29/9, 20h
Onde: Teatro Ademir Rosa, CIC,av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis
Quanto: 1 kg de alimento, ingresso deve ser retirado na Paróquia da Trindade (praça Santos Dumont, 94)

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade