Publicidade
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 17º C

Camarão e cambira de tainha, boas opções para dias mais frios

Restaurante Portela, no centro histórico de São Francisco do Sul, oferece deliciosos pratos no inverno

Redação ND
Joinville
Fabrício Porto/ND
Pratos. Cambira e camarão no mamão

 

Neste tempo de inverno, nada como aproveitar um dia frio e ensolarado e ocupar uma mesa no trapiche, ao ar livre, saboreando pratos fortes, para esquentar. Isso é possível no espaço aberto do Restaurante Portela, no centro histórico de São Francisco do Sul. Para esquentar, duas sugestões no cardápio: para a entrada, camarão no papaia temperado com o sabor picante do Tabasco; o prato principal, aproveitando a época, cambira de tainha, naturalmente salgada, com pirão d´água.

“São opções que fazem parte do nosso cardápio permanente, mas nesta época é natural que os clientes prefiram pratos à base de tainha”, comenta Antonio Marcos dos Santos Souza, o Marquinhos, responsável pelo atendimento do restaurante, onde está há uma década. A tainha está disponível em vários tipos de preparo, mas atualmente a cambira vem fazendo sucesso. Só para lembrar: cambira, que muitos imaginam ser um tipo de peixe, na verdade é um processo de defumação – além de dar nome a uma cidade do Norte paranaense.

 

Entrada picante 

Mais recente acréscimo ao cardápio do Portela, o camarão na papaia dá o toque picante na entrada, graças à utilização do Tabasco (um tempero comprado pronto). Os ingredientes se resumem a camarões-brancos acompanhados de um molho feito com a polpa do mamão-papaia, tudo servido dentro da própria fruta e temperado com o Tabasco. “Além, claro, do ingrediente principal, que é a criatividade do pessoal da cozinha e mais algum segredinho”, confidencia Marquinhos. O prato serve uma pessoa.

 

Mistura tradicional 

O preparo da cambira de tainha é bem tradicional, assada inteira, aberta. Como a cambira já é salgada por natureza, não é necessário temperar muito. Para acompanhar, pirão d´água, arroz e salada. Três pessoas saem satisfeitas da mesa. 

O Portela 

Referência gastronômica em São Francisco do Sul, o Portela é dirigido pelo casal Benedito e Marise Portela. No deck, com piso de madeira, é possível enxergar o mar da baía Babitonga, que domina o cenário. Além do espaço externo, o restaurante tem o espaço original, logo na entrada, onde antes funcionava um bar, e um salão para cem pessoas no andar superior, que pode ser reservado para eventos.

O suprimento de frutos do mar frescos é garantido pela proximidade do restaurante com o mercado público municipal de São Francisco, além de outros fornecedores tradicionais, como a Peixaria do Nenê. Dominado pelos frutos do mar, o cardápio é complementado com frango, picanha e até pizza.

 

Serviço

O quê: Restaurante Portela

Onde: rua Babitonga, 84, centro histórico de São Francisco do Sul

Quando: das 9 até o último freguês, de segunda a segunda

Contato: telefone (47) 3444-1579 – email restauranteportela@ilhanet.com.br

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade