Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Barba Ruiva Livros é o primeiro sebo virtual criado em Joinville

Empreendedor lançou mão de sua coleção pessoal de 200 títulos para começar o negócio

Alexandre Perger
Joinville

“O velho pirata disponibiliza seus tesouros mais valiosos a preço de roupa furada.” Assim Fernando Koenig, 23 anos, chama os leitores para seu sebo virtual: o Barba Ruiva Livros, lançado oficialmente no dia 31 de julho deste ano. A frase está estampada na capa da página do Facebook da empresa, que apresenta como principal diferencial o preço baixo em relação às livrarias e outros sebos.

O acervo que Fernando, ou “pirata barba ruiva”, colocou à venda na página é composto por mais de 200 títulos, quase todos de sua coleção pessoal. Ele incluiu no site as categorias literatura estrangeira, brasileira, administração e negócios, filosofia, história, religião e livros sobre jogos de RPG. Além disso, há a possibilidade de encomendar obras que não tenham no site.

Se desfazer de toda a sua biblioteca não é uma tarefa fácil, mas foi a forma que Fernando encontrou para começar o negócio. “Alguns foram mais difíceis de cadastrar no site. Doeu um pouco no coração”, brinca o livreiro. O difícil desapego é saber que algumas dessas obras são raras e difíceis de encontrar. “São sacrifícios que temos de fazer”, diz, mais conformado.

O sebo virtual Barba Ruiva fez sucesso logo de início. No ar desde o dia 31 de julho, recebeu mais de 20 cadastramentos de usuários. Na página do Facebook, são mais de 500 curtidas. Em pouco mais de dez dias, mais de 30 livros foram vendidos e 12 encomendados.

No meio de tantos livros, há relíquias e obras de autores consagrados, como Gabriel Garcia Marquez – um dos mais vendidos até agora -, Fernando Pessoa, Isabel Allende e outros, entre brasileiros e estrangeiros. Os temas também são variados, indo de romances a assuntos políticos.

 

 

Luciano Moraes/ND
Fernando Koenig resolveu trabalhar com livros, unindo a admiração pela leitura ao comércio

 

 

Opção por livros mais baratos

A empresa de Fernando é o primeiro sebo virtual criado em Joinville. A ideia surgiu depois que ele saiu do emprego em uma livraria na qual trabalhou por um ano e meio e não quis afastar-se deste mundo. Como vendedor, ouvia comentários de clientes sobre os preços dos livros, que alguns consideravam muito altos. Foi aí que decidiu abrir o sebo e oferecer as obras a um preço mais acessível. A intenção é ter o próprio negócio. “É uma oportunidade de ter mais liberdade”, comenta.

O nome Barba Ruiva foi uma brincadeira com a própria barba, e também uma maneira de deixar o negócio mais descontraído, utilizando a ideia do pirata. “Os tesouros mais importantes são os livros. É o conhecimento, não é o dinheiro”, destaca o pirata. A  logomarca do site foi desenvolvida pelo estudante de publicidade Eduardo Rodrigues.

Fernando, que cursou três anos da faculdade de história e trancou, começou a adquirir seu acervo pessoal aos 16 anos. Os gêneros preferidos sempre foram biografias, literatura estrangeira e nacional, voltada mais para temas sociais, políticos e fantasia.

No site (vá para o link clicando aqui), ele também informa o preço do frete para encomendas para todo o Brasil. Para Joinville, pode entregar pessoalmente, conforme agendamento prévio.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade