Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Acervo de obras de arte da Câmara dos Deputados está disponível em tour on-line do Google

Mais de 200 obras podem ser visitadas virtualmente, incluindo "Candangos", de Di cavalcanti e "Tiradentes ante o Carrasco", de Rafael Falco

Redação ND
Florianópolis
05/07/2017 às 18H03

Entre as reuniões, os debates e a atividade legislativa, a Câmara dos Deputados guarda em suas salas e corredores um grande acervo de obras de arte. Em colaboração com a Câmara, o Google Arts & Culture reuniu na internet mais de 200 obras e presentes protocolares de diversos cantos do mundo, todas expostos em Brasília.

Para o lançamento, o Museu da Câmara criou três exposições virtuais: uma sobre o Palácio Tiradentes (antiga sede do Poder Legislativo, no Rio de Janeiro), outra sobre as artes e a arquitetura da casa e uma terceira para mostrar os presentes recebidos por autoridades e doadas ao Museu. Das obras que foram digitalizadas para o Google Arts & Culture, 50 delas foram capturadas em ultra resolução pela Art Camera, possibilitando uma visão muito mais detalhada das peças.

Visita virtual já está disponível no Google Arts & Culture - Divulgação/Google/ND
Visita virtual já está disponível no Google Arts & Culture - Divulgação/Google/ND



Está disponível ainda um tour em realidade virtual que oferece uma visita aos diferentes andares:  uma oportunidade de visitar a Câmara a partir do sofá de casa. Além disso, há seis itinerários virtuais pelo Street View nos edifícios que compõem a Câmara, passando pelos diversos ambientes e permitindo até mesmo uma vista da Esplanada dos Ministérios a partir do terraço do Congresso Nacional.

Do acervo, que inclui livros raros, obras de arte e mobiliário que datam desde 1823, destacam-se várias preciosidades. Entre tantas outras, é possível mergulhar em “Candangos”, de Di Cavalcanti, sua maior criação em importância e tamanho, com mais de dois metros de altura e quase nove de comprimento. E a “Tiradentes ante o Carrasco”, de Rafael Falco, é talvez a obra mais conhecida do acervo da Câmara. Atualmente decorando o plenário da Comissão de Constituição e Justiça, já foi utilizada em ilustração de livros didáticos e agora está disponível em uma resolução que revela detalhes minuciosos.

Mais de 1.000 museus ao redor do mundo já estão disponíveis a partir do Google Arts & Culture. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade