Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Semana de Arte e Literatura movimenta escola Professora Jandira D’Ávila, em Joinville

Estudantes são convidados a mergulhar em um novo universo, onde descobrem a literatura e suas diferentes vertentes

Alexandre Perger
Joinville

Julieta acorda e descobre que o amado Romeu se matou com veneno. Inconsolada, a moça crava um punhal no próprio peito e morre junto. A famosa cena criada no romance do escritor inglês William Shakespeare foi encenada, a partir de um texto do autor brasileiro Ariano Suassuna, por alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Professora Jandira D’Ávila, do bairro Aventureiro. A peça de teatro faz parte da programação da 1ª Semana de Arte e Literatura, promovida na unidade escolar.

 

 

Luciano Moraes/ND
Luciano Moraes/ND
Lucas e Kahuany deram vida aos personagens Romeu e Julieta, que é considerado o maior romance trágico da história, e arrancaram suspiros da plateia

 

 

Romeu e Julieta foram interpretados pelos alunos Lucas Melo e Kahuany Baroni, ambos com 16 anos. “Foi uma satisfação indescritível. É uma obra conhecida no mundo todo, fui Romeu por um dia”, disse Lucas, que ainda estava com as pernas moles instantes depois de se apresentar no auditório da escola. O estudante conhecia pouco a obra de Shakespeare, mas se aprofundou mais para dar vida a Romeu.

A programação da semana vai até sexta, com diversas atividades, envolvendo música, teatro, literatura e até moda. Serão realizados desfiles, bate-papos, contação de histórias, oficinas, apresentação de hip-hop, peças de teatro, exposição de arte e outras atividades que irão envolver a comunidade escolar.

A orientadora de leitura, Edna Polanczyh, foi a idealizadora do evento e coordena a programação. “Essas atividades mobilizam a escola em torno da arte e trazem a cultura, que parece algo distante, para mais perto dos alunos”, salienta Edna. Como consequência, talentos são descobertos e os estudantes se empolgam com a oportunidade de aprender mais sobre arte.

Entre os talentos que estavam escondidos e foram garimpados entre centenas de adolescentes, está Kaue Natan Velentainer, 16. O rapaz nunca gostou de aparecer. Sempre preferiu ficar na dele, não se interessava muito por literatura. Descoberto depois que declamou algumas poesias, no ano passado, tomou gosto e resolveu se soltar mais. Agora, é chamado para peças de teatro e até escreve as próprias poesias. “Depois que me aproximei mais da leitura, passei a ver o mundo de outro jeito, entender melhor o sentimento das pessoas”, constata.

 

Aumenta o interesse pela leitura


A semente para a criação da 1ª Semana de Arte e Literatura foi plantada ano passado, quando Edna promoveu o Encontro com a Literatura, com os alunos do ensino médio da escola. Dado o sucesso do evento, este ano a orientadora resolveu ampliar a proposta. “Pensei em algo maior, envolvendo toda a escola, com arte e literatura”, relata Edna.

Com a ideia em mente, procurou outros professores. Edna teve respaldo e colocou a proposta em prática. Desde o ano passado, ela tem percebido o aumento no interesse pela leitura. “Quando a gente apresenta um autor, é certo que depois os livros serão todos emprestados”, comemora. A atividade tornou a biblioteca da escola um lugar mais movimentado.

 

1ª Semana de Arte e Literatura

PROGRAMAÇÃO

Terça (17)

9h15: apresentação de grafite e dança de rua

10h: oficina de xilogravura

16h: oficina de Mangá

20h33: apresentação de grafite e dança de rua

Quarta (18)

 8h15: apresentação e desfile de personagens da literatura e artistas plásticos (ensino médio)

10h e 16h: apresentação e desfile de personagens da literatura e artistas plásticos (ensino fundamental)

Quinta (19)

Feira do Livro

8h15 e 9h15: Lanchando MPB (apresentação da oficina de violão)

10h, 10h30, 16h e 16h30: contação de histórias e música infantil

Sexta (20)

Feira do Livro

9h15 e 10h30: bate-papo com o autor David Gonçalves

13h45: Viva Shakespeare! (teatro dos segundos anos do ensino médio)

16h e 20h33: desfile de moda minimalista e Op Art

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade