Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Projeto promove troca de experiências entre alunos de Joinville e estudantes britânicos

Intercâmbio cultural é novidade para crianças de escola da rede municipal

Adrieli Evarini
Joinville
Fabrício Porto/ND
Alunos da Escola Hilda Anna Krisch receberam cartas e objetos da escola britânica

 

O mês de julho começou com novidades na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, no bairro Jardim Iririú. Os olhares atentos e curiosos das crianças tinham destino certo: a Inglaterra. O projeto de intercâmbrio cultural proporciona aos alunos contato com a cultura inglesa.

Uma caixa, cartas e objetos que representam o país. Assim é a Box of Culture, ou, Caixa da Cultura, produto do projeto de intercâmbio. Desenvolvido pela professora Soraya Rachel Pereira, o projeto, que iniciou no mês de março, envolveu cerca de 240 crianças de oito turmas diferentes da escola municipal.

Inscrita em um programa de bolsas de intercâmbio voltado para professores de escolas públicas e organizado pelo Conselho Britânico, Pereira já coloca o projeto em prática desde 2013. “No primeiro ano, trabalhamos a relação e trocamos experiências com uma escola e alunos norte americanos, ano passado com a Índia e esse ano com a Inglaterra”, comenta.

A parceria de 2015 foi com a St Margaret’s Church of England Primary School, que fica na cidade de Basildon e envolveu cerca de 250 alunos ingleses. Para os alunos da terra da rainha, os pequenos joinvilenses enviaram a Caixa Cultural ainda no mês de abril, com cartas e objetos que representassem a cultura brasileira e joinvilense. Além dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, a escola enviou materiais para que os ingleses conhecessem o sistema educacional brasileiro. “Eles ficaram muito empolgados. Alguns escreveram as cartas em inglês, outros em português. Alguns confeccionaram os presentes, outros enviaram objetos que lembram Joinville, como uma bicicleta de decoração”, ressalta a professora.

Segundo Pereira, os alunos da escola municipal responderão as cartas recebidas nesta quarta-feira e a entrega será feita pela própria professora em visita marcada para o mês de setembro. A ideia é realizar um verdadeiro intercâmbio e, para isso professoras irão realizar visita nas escolas e conversar com os alunos. “Eu viajo e levo pessoalmente as cartas aos ingleses em setembro, elas visitam nossa escola em fevereiro de 2016. Vamos pegar o início do ano escolar e saber como é o clima”, diz. “A ideia é que nessa caixa trocada estejam informações e objetos que atiçam a curiosidade sobre o país”, completa.

Para a aluna Maria Eduarda Cardias da Fonseca, de apenas 9 anos, a ideia de entrar em contato com a cultura britânica por meio de cartas e objetos enviados pelos próprios alunos da Inglaterra é fascinante. “É muito legal saber que tudo isso veio diretamente de lá. Além disso, aprendemos muito, a professora ensina várias coisas e nós conhecemos a cultura deles”, ressalta.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade