Publicidade
Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Trânsito para o Sul da Ilha é liberado pela Base Aérea, em Florianópolis; confira horários

A capital catarinense registrou precipitações com volume acumulado acima dos 100 mm

Michael Gonçalves
Florianópolis
10/01/2018 às 15H59

Com a previsão de 250 mm de chuva até sexta-feira (12), o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, realizou uma reunião de emergência nesta quarta-feira (10) para definir as ações em caso de deslizamentos, alagamentos e desabrigados. Desde terça-feira (9), a capital catarinense registrou precipitações no volume de 130 mm, segundo a Defesa Civil Estadual, que historicamente é mais da metade da chuva prevista para o mês de janeiro (170 mm a 190 mm).

A principal ação foi a liberação do trânsito para o Sul da Ilha pela Base Aérea, em determinados horários, porque a faixa reversível da SC-405 está alagada. Durante a reunião, o prefeito ligou para o comandante da Base Aérea e negociou a liberação do trânsito pela área militar localizada no bairro Tapera. Isso porque o comandante da PMRv (Polícia Militar Rodoviária Militar), José Norberto de Souza Filho, informou que poderá fechar o tráfego pela SC-405 em virtude dos alagamentos.

Trânsito segue sem retenções no acesso ao Sul da Ilha pela Base Aérea - Marco Santiago/ND
Trânsito segue sem retenções no acesso ao Sul da Ilha pela Base Aérea - Marco Santiago/ND



Apesar do comunicado não há nenhuma placa indicativa ou guardas orientando aos motoristas sobre a possibilidade do trajeto alternativo. Entre 15h30 e 16h o trânsito ainda era tranquilo para quem seguia pelo bairro Carianos em direção à Base Aérea, diferente da situação do tráfego na Via Expressa Sul e SC-405 que registra congestionamento intenso e exigem paciência dos motoristas que ficam parados na fila. Confira abaixo os horários liberados na Base Aérea. 

Gean Loureiro cancelou as férias dos servidores da Secretaria de Infraestrutura e liberou a locação de caminhões hidrojato. “Estamos preparando escolas para atenderem eventuais desabrigados e pedimos para que a população permaneça em casa. Também solicitamos que o lixo não seja colocado na rua para evitar o entupimento das galerias, porque se a previsão se confirmar deveremos ter desabamentos”, comentou Gean.

>> Em 48 horas, choveu mais da metade do esperado para todo o mês em Florianópolis

O prefeito também liberou a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) das suas obrigações de fiscalização para atuar exclusivamente no trânsito. 

Foram registrados três ocorrências envolvendo movimentos de terra, sendo dois deslizamentos e uma queda de um muro, todos próximos a residências, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Na SC-406, entre o Pântano do Sul e a Armação, a rodovia ficou em meia pista por alguns momentos em virtude de desmoronamento de pedras.

LIBERAÇÃO DA BASE ÁREA PARA VEÍCULOS:

Quarta-feira (Hoje - 10), das 15h às 18h sentido Sul da Ilha;

Quinta-feira (11), das 7h às 10h, sentido Centro;

Quinta-feira (11), das 15h às 18h, sentido Sul da Ilha;

SC-405 – trânsito está liberado, mas pista segue alagada e com trânsito lento.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis

Quem precisa seguir para o Sul da Ilha pode fazer o trajeto pela Base Aérea em horários pré-determinados - Marco Santiago/ND
Quem precisa seguir para o Sul da Ilha pode fazer o trajeto pela Base Aérea em horários pré-determinados - Marco Santiago/ND



Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade