Publicidade
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Solstício de inverno nesta quinta marca o dia com a menor luminosidade do Sol em 2018

Para Ronaldo Coutinho, a estação será de períodos extremos, com o frio mais intenso intercalando veranicos, quando a temperatura sobe 5°C em relação à média do período, por no mínimo cinco dias

Michael Gonçalves
Florianópolis
20/06/2018 às 21H24

A previsão de manhã ensolarada nesta quinta-feira (21), pela data astronômica, marca o início da estação de inverno. Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, as baixas temperaturas da estação são sentidas no litoral desde o início do mês. Na verdade, a quinta-feira marca o solstício de inverno, que é o dia com o menor período do ano iluminado pelo Sol e, consequentemente, teremos a noite mais longa. Coutinho afirma que a estação será de períodos extremos, com o frio mais intenso intercalando veranicos, quando a temperatura sobre 5ºC, em relação à média do período, por no mínimo cinco dias.

Último dia do outono foi de calor e favorável à prática de atividades ao ar livre em Florianópolis - Marco Santiago/ND
Último dia do outono foi de calor e favorável à prática de atividades ao ar livre em Florianópolis - Marco Santiago/ND


O tempo quente nesta quarta-feira (20) fez o estudante Guilherme Bordin, 20, aproveitar o calor sem a camisa enquanto descansava em um dos bolsões da Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O jovem afirmou que não gosta de temperaturas extremas. “Pegar o Sol no inverno é melhor, porque a temperatura é mais agradável. Deu até para tirar a camisa, depois de passar vários dias com o casaco”, brincou o estudante.

O solstício acontece pelos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra. Assim, a luz solar é distribuída de forma desigual entre os hemisférios Norte e Sul. O fenômeno de inverno significa que a luz do Sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. Apesar disso, a previsão de céu claro com algumas nuvens deixa as temperaturas elevadas, oscilando entre 28ºC a 31ºC em pontos do litoral Sul.

Coutinho lembrou que a menor temperatura no Estado foi registrada no mês de maior, em Painel, com -7,2ºC. Em junho, os termômetros anotaram -6,4ºC no município de Bom Jardim da Serra. “Ainda deveremos ter de duas a três massas de ar frio até o fim de agosto, com temperaturas negativas. Entre as massas de ar frio é onde registramos um aumento nas temperaturas. Apesar de uma fase neutra no Oceano Pacífico, ainda existe um viés de La Niña (fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal nas águas superficiais)”, afirmou Coutinho.

Segundo os registros meteorológicos, a temperatura deve voltar a cair a partir desta sexta-feira (22).

Expectativa de episódios de neve na Serra, Planalto Norte e Oeste

O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, afirmou que o mês de junho será marcado pela baixa frequência de chuva no Estado, apesar da aproximação de mais uma massa de ar frio. Os registros de geada já foram registrados em várias regiões, mas o meteorologista não descarta a possibilidade de nevar em algumas localidades.

“Poderemos ter episódios de neve na Serra, no Planalto Norte e no Oeste. Isso porque já temos o registro de geada fraca e ampla nessas regiões. Com a chegada de mais uma massa de ar frio polar, a expectativa é de temperaturas mais baixas a partir do domingo”, comentou o meteorologista.

Quem está acostumada com o frio é a bióloga Sacha Branco, de 22 anos, que atualmente reside na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Natural de Ponte Serrada, no Oeste Catarinense, ela está acostumada com temperaturas negativas e neve e, por isso, não dispensa o chimarrão. “A diferença de temperatura do Oeste para o Litoral oscila em 10ºC e o frio daqui é de colocar um casaquinho”, comentou.

Na companhia do filho João Pedro, três anos, a dona de casa Gisele Martins, 28, se mudou de São Bento do Sul para Florianópolis há dois meses. Na opinião da moradora do bairro Trindade, o frio de verdade ainda não chegou. “Estou sofrendo com esse calor, porque a minha estação preferida é o inverno. Porque é uma estação mais charmosa e aconchegante”, afirmou.

Frio colabora com a pesca da tainha

De férias no emprego de motorista, Carlos Augusto de Jesus, 28, passar a maior parte do tempo no que chama de sua segunda casa: o trapiche da Beira-Mar Norte. O morador do bairro Forquilhas, em São José, aproveita o período de descanso com a chegada do inverno para pescar.

Somente nesta quarta-feira (20), ele capturou mais de cinco tainhotas. “Com o tempo mais frio e o vento sul, as tainhas sobem o litoral e estão mais presentes na nossa orla. Isso significa em mais pescados, apesar da temperatura ficar próxima de um dígito”, afirmou.

A estudante Juliana Minatelli, 25, também prefere o inverno ao verão. Quando tem uma folga, a jovem gosta de pedalar ou passear com o cachorro Thor pela Beira-Mar Norte. “É uma estação mais colorida, onde usamos mais roupas e acessórios. Além disso, o friozinho também é bom para dormir e para realizar atividades físicas”, disse.

Pela data astronômica, o inverno termina no dia 22 de setembro.   

Destino SC reúne os melhores roteiros do inverno

Para que os turistas e os moradores fiquem por dentro dos encantos e das festas do Estado, o Grupo RICTV|Record TV lança nesta quinta-feira (21) a 12ª edição do Destino SC. Reportagens sobre os eventos e os melhores locais para aproveitar Santa Catarina estarão no jornal Notícias do Dia e na programação das emissoras e portais do Grupo RIC. Para isso, as equipes de jornalismo selecionaram as regiões mais procuradas pelos turistas, seja na serra ou no litoral.

Cada tema tem um destaque regional, com ações concentradas em: geração de conteúdo, em que os assuntos relacionados à temporada serão abordados e os eventos que vão movimentar o inverno. O público pode participar dando dicas sobre os melhores roteiros e festas no Facebook (fb.com/DestinoSC), no Instagran (@DestinoSC) e no Twitter (@Destino_SC). Basta publicar com a hashtag #DestinoSCInverno. Além disso, serão publicadas notícias, vídeos e fotos da cobertura editorial no blog do Destino SC (destinosc.com.br).

O Destino SC já recebeu o Top Turismo da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas) em 2011, 2012, 2013 e 2014. O prêmio reconhece ações que contribuem para a imagem, atração, preservação, incremento e a consolidação do turismo.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade