Publicidade
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 19º C

Neve deve cair na Serra Catarinense até a madrugada desta terça-feira

Turistas lotam as pousadas e hoteis das cidades da região serrana

Redação ND
Florianópolis
17/07/2017 às 18H11

A expectativa para a neve é grande para turistas e moradores da região serrana de Santa Catarina. Por volta das 8h30 desta segunda-feira (17), pontos mais altos da Serra já marcavam 3°C, que será provavelmente a temperatura mais alta do dia, segundo a Epagri/Ciram. Pousadas e hoteis da Serra estão lotados e a população está nas ruas das cidades aguardando o começo do fenômeno que estava previsto para entre o meio-dia e às 15h desta segunda.

Fom Conradi/Mafalda Press/Folhapress/ND - A neve ainda não apareceu, mas turistas e moradores não perdem a animação em São Joaquim
Fom Conradi/Mafalda Press/Folhapress/ND - A neve ainda não apareceu, mas turistas e moradores não perdem a animação em São Joaquim


Entretanto, os primeiros flocos não apareceram e agora a meteorologia alerta para o início do fenômeno até a madrugada de terça. Por volta das 15h a Defesa Civil confirmou chuva congelada em Chapecó e Xaxim, no Oeste de Santa Catarina e às 17h o mesmo fenômeno começou em São Joaquim. As condições atmosféricas associadas ao ar frio e a alta umidade do ar, são os ingredientes especiais para a formação deste tipo de fenômeno. Conforme o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a neve acontece pela combinação da umidade com o frio intenso em uma temperatura próxima do 0°C. 

Registro de chuva congelada em São Joaquim - Paulo Mueller/ND
Registro de chuva congelada em São Joaquim - Paulo Mueller/ND



>> Alerta para congelamento de pistas, hotéis lotados e previsão do tempo: a expectativa pela neve em SC

Os termômetros poderão marcar até -3°C em cidades como São Joaquim, Bom Jardim, Urubici e Urupema.  De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, os marcadores indicam até 30cm de acúmulo de neve em pontos onde o fenômeno deverá acontecer de maneira intensa, como no Morro da Igreja.

Em Florianópolis o dia começou gelado e com vento forte - Daniel Queiroz/ND
Em Florianópolis o dia começou gelado e com vento forte - Daniel Queiroz/ND



Somente neste começo de semana é que as previsões apontam para neve em Santa Catarina, pois a partir de terça (18) volta a predominar o tempo seco. Apesar disso, o frio intenso deverá permanecer nos próximos dias. Segundo a Epagri/Ciram, a quarta-feira (19) deverá ser com temperaturas mais baixas, podendo chegar próximo dos -7°C na Serra. 

Em Florianópolis, a madrugada desta segunda chegou a marcar 22°C e no começo da manhã a temperatura baixou para 14°C. Na manhã de quarta-feira, há chance dos termômetros marcarem próximo dos 0°C no Norte da Ilha. Em Ratones está prevista geada.  

Movimentação de turistas em São Joaquim, na manhã desta segunda-feira - Paulo Mueller/ND
Movimentação de turistas em São Joaquim, na manhã desta segunda-feira - Paulo Mueller/ND



Conforme Coutinho, na Grande Florianópolis, há possibilidade de neve nas partes mais altas, entre o município de Rancho Queimado e a localidade Alto da Boa Vista, onde a altitude é de 1.200 metros, entre o fim da tarde e a noite desta segunda-feira. O Morro do Cambirela, em Palhoça, também tem chance de neve, mas pequena e com flocos praticamente imperceptiveis aos moradores da região, segundo o engenheiro agrônomo.  

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, neste domingo (16), para a chance de interdição de trechos de rodovias no Estado caso a pista fique congelada por causa da neve. Conforme o gerente de Monitoramento e Alerta do órgão, Frederico Rudorff, o condutor deve ter atenção especial para o risco ao trafegar em estradas na Serra.

Hotéis da serra costumam receber turistas que esperam ver neve - Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online
Hotéis da serra estão com lotações cheias por causa da expectativa da neve - Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online/Arquivo/ND



>> Recomendações da Defesa Civil

Neve e congelamento de pista: Motoristas que transitam nas estradas catarinenses tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga.

Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade