Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Seminário de Negócios Internacionais foi lançado em Joinville

Organização espera 1.200 profissionais no maior evento do gênero da região Sul, que será realizado em outubro, em Jaraguá do Sul

Redação ND
Joinville

A 12ª edição do Seni (Seminário de Negócios Internacionais será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, em Jaraguá do Sul. O lançamento oficial ocorreu nesta quarta-feira (6 de julho), no Perini Business Park, em Joinville. O evento é promovido pelo Núcleo de Comércio Exterior da Acij (Associação Empresarial de Joinville) e deve reunir cerca de 1.200 profissionais de comércio exterior, empresários e estudantes.

Em onze anos, o Seni consolidou-se como o maior evento de soluções transnacionais da região Sul e a novidade deste ano é a ampliação da programação para dois dias. Um dia será dedicado aos workshops técnicos e o outro para palestras. “A ampliação foi para atender aos pedidos dos participantes”, explicou o presidente da comissão organizadora Mário Marques.

Um dos destaques será o ex-embaixador do Brasil em Londres e em Paris e atual presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), Sérgio Silva do Amaral, que abordará o tema “Crescimento dos países e a geração de mercados”.

A palestra “Operacionalize seu programa de sustentabilidade”, ministrada pelo especialista em markting Julio Bin, também deve chamar a atenção dos participantes. Durante o lançamento do evento, o presidente a Acij Udo Döehler enfatizou a preocupação da entidade com o crescimento sustentável. “A sustentabilidade é um grande desafio para a nossa região e uma prioridade para a Acij. Nos próximos 10 anos a economia de Joinville deve dobrar e a população chegar próximo dos 750 mil habitantes. Precisamos pensar em um desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou Döehler.

Debate sobre a desindustrialização

O futuro da indústria também estará em pauta. Líderes empresariais de Santa Catarina participarão do painel de desindustrialização. O tema vem sendo debatido nacionalmente desde 2007. De acordo com o presidente do Núcleo de Comércio Exterior da Acij, Eduardo Domingues, existem duas vertentes sobre o assunto. A primeira afirma que o país passa por um processo de desindustrialização motivado pela valorização do cambio que incentiva a importação de bens manufaturados.

Por outro lado, há quem defenda que a indústria está crescendo em função da exportação de produtos primários e que a questão seria apenas uma mudança na pauta de exportações. “Queremos trazer para esse painel o debate dessas duas vertentes”, enfatizou Domingues. Dados divulgados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) mostram que a produção industrial nacional cresceu 1,8% nos primeiros cinco meses do ano na comparação com o mesmo período de 2010.

 

 

Programação

 

Dia 20 de outubro

 

14h – Operacionalize seu programa de sustentabilidade

Palestrante: Júlio Bin

 

Dia 21 de outubro

9h – Competitividade da indústria nacional e o mercado internacional

Palestrante: Miguel Jorge

10h - Internacionalização de marcas brasileiras: desafios e oportunidades

Palestrante: Daniela Khauaja

11h - Investimentos diretos e a internacionalização das empresas Brasileiras

Palestrante: Frederico Araújo Turolla

14h - Brasil competitivo no mercado internacional e a reforma tributária

Palestrante: Paulo Rabello de Castro

17h - Crescimento dos países e a geração de mercados

Palestrante: Sérgio Silva do Amaral

 

Inscrições: A partir de 1 de agosto pelo site www.senisc.com.br

Informações: (47) 3461-3333

Local: Teatro Scar, em Jaraguá do Sul

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade