Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Secretaria da Saúde faz apelo para os pais vacinarem os filhos contra a pólio

Campanha de vacinação para menores de cinco anos foi novamente prorrogada até sexta-feira (5)

Redação ND
Joinville

A Secretaria Municipal da Saúde está convocando todos os pais que ainda não levaram seus filhos para tomar a vacina contra a poliomielite. A campanha nacional foi prorrogada até a próxima sexta-feira (5) e se destina a crianças da faixa etária de seis meses até 5 anos incompletos. Os pais devem levar a criança com a carteira de vacinação a uma das 55 unidades de saúde ou na sala de vacinação central, na rua Itajaí, no horário das 8 às 17h.

 

Janine Turco/ND
Janine Turco/ND
Os pais devem levar os filhos em uma das 55 unidades de saúde ou na sala de vacinação, no Centro

 

A responsável técnica pela imunização, Maria Goreti Cardoso, demonstra preocupação por conta do início do ciclo de turismo no País, com a presença de pessoas de todas as partes do mundo ainda pela Copa das Confederações. “O vírus está erradicado no Brasil, mas há países endêmicos ainda”, ressalva. A coordenadora da vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde, Aline Costa da Silva, lembra dos riscos de contaminação. “Com todos estes eventos internacionais ocorrendo no país existe o risco da doença voltar. Por isso a importância da vacinação”, alertou.

O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite. Mesmo assim é fundamental manter as crianças imunizadas para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, pois alguns países ainda registram casos da doença, como Nigéria, Afeganistão e Paquistão.

Doença grave
A poliomielite é uma doença grave, de fácil transmissão, que afeta o sistema nervoso e provoca a paralisia, principalmente dos membros inferiores, e que pode ser prevenida através de vacina.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade