Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Reunião em Joinville discute a valorização dos bombeiros voluntários do Estado

encontro contou com a presença de presidentes de associações comerciais, prefeito de Joinville Udo Döhler, Deputado Estadual Darci de Matos e bombeiros de Santa Catarina

Suellen Dos Santos Venturini
Joinville

A Abvesc (Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina) realizou nesta terça (27) uma reunião em Joinville para reanimar a discussão sobre a situação dos bombeiros voluntários no Estado. A categoria reclama da postura corporativa que valoriza os bombeiros militares e um dos assuntos em pauta foi a Lei 16.157/2013, que tramita no Senado e regulamenta situações para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. O encontro aconteceu na sede da Acij e contou com a presença de presidentes de associações comerciais, prefeito de Joinville Udo Döhler, Deputado Estadual Darci de Matos e bombeiros de algumas cidades do Estado.

Carlos Junior /ND
Na mesa, líderes dos bombeiros voluntários, políticos e associações comerciais

O presidente da Abvesc Alfieri Freiberger apresentou números da receita dos bombeiros voluntários e militares. A grande reclamação do setor é a arrecadação de dinheiro dos militares em vistorias anuais de construções e as iniciativas da corporação para ter poder de polícia no Estado. “Queremos abrir os olhos para o risco que sofremos. O serviço de bombeiros dá para se fazer com muito menos custo”, alerta Freiberger.

O prefeito Udo Döhler apoiou as palavras do presidente. “Nos assusta a agressão ao voluntariado. Esse bombeiros estão melhor equipados do que os militares e por isso ascendem com razão esta causa”, reforça. O deputado estadual Darci de Matos deu algumas ideias para que os alertas dos bombeiros voluntários ecoem ainda mais. Matos levou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei (de número 85/2014) que prevê mais poderes aos bombeiros voluntários. Além disso, o político quer marcar uma audiência com o governador Raimundo Colombo para falar sobre os recursos da categoria.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade