Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Recadastramento biométrico tem horário ampliado em Joinville

A partir desta quarta-feira (1) posto do Cartório Eleitoral na região central vai atender à população das 12 às 19h

Daiana Constantino
Joinville
Luciano Moraes/ND
Nesta segunda-feira (29) à tarde cerca de 60 pessoas aguardavam na fila para fazer o recadastramento biométrico

 

A partir desta quarta-feira (1), os eleitores de Joinville vão contar com horário de serviço ampliado no posto do Cartório Eleitoral para fazer o cadastramento biométrico e garantir a participação nas próximas eleições. O acréscimo prolonga o expediente em uma hora: o funcionamento passa a ser das 12 às 19h.

O endereço continua o mesmo – na rua Otto Boehm, número 71, na região central da cidade.
Hoje, o posto de atendimento tem capacidade para cadastrar cerca de 1.400 eleitores por dia. Mas, a média está em 1.000 pessoas. Segundo o chefe da 19a Zona do Cartório Eleitoral, Carlos Penayo, há possibilidade de ampliar o horário de funcionamento. Uma definição deve ser divulgada na metade deste mês.

Para incentivar a procura pelo serviço, o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) buscou auxílio da Acij (Associação Empresarial de Joinville) para que empresas orientem os trabalhadores. Por enquanto, nada foi acertado, segundo Penayo.

Além de estender o tempo de funcionamento do posto, o Cartório Eleitoral precisa aumentar o número de pessoal para fazer o atendimento. A Prefeitura cedeu um, dos cinco estagiários prometidos, até agora. O TRE-SC também abriu uma vaga para um técnico de informática atuar na unidade. Os interessados devem realizar inscrição na página do Centro de Integração Empresa/Escola (www.cieesc.org.br).

No momento, o local oferece 63 guichês para atendimento – sendo seis preferenciais. Uma equipe com 55 estagiários e 20 funcionários efetivos da Justiça Eleitoral presta o serviço. Nesta quarta-feira, completa um mês que a Justiça Eleitoral inaugurou espaço próprio para fazer o cadastro biométrico. Mas os novos recadastramentos já começaram em março na cidade. Até o último dia 26, Penayo disse que 23 mil pessoas já fizeram cadastramento.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) iniciou o prazo formalmente para revisão do eleitorado no dia 1o de junho, com término determinado para 22 de março de 2016. Ao todo, são 384.220 eleitores registrados em Joinville.  A biometria é uma tecnologia que permite a identificação pelas impressões digitais. O objetivo é garantir mais segurança para as disputas e para a identidade do votante, eliminando a chance de uma pessoa votar por outra.

Demora

Apesar de a Justiça Eleitoral informar que a procura de eleitores está abaixo da capacidade de atendimento do posto, quem busca o serviço enfrenta uma longa fila de espera. Ontem, o operador de produção Luciano Cardoso, 42 anos, teve de aguardar mais de uma hora e meia até ser atendido. “O atendimento está bem devagar”, reclamou ele.

A cabeleireira Marlene Fugazza, 47, também se queixou. “Vai demorar muito. Deveria ter mais gente atendendo”, observou. Ontem, por volta das 17h, a fila fora do posto era de mais de 60 pessoas em pé, além dos eleitores que já aguardavam sentados na parte interna do prédio.  

Uma alternativa para evitar fila é agendar atendimento pela internet no site do TRE-SC. Mas como a procura está intensa, os horários chegam a esgotar em alguns dias, segundo Penayo. “O cartório abre vaga toda semana. Sempre que esgota é de dois ou três dias. Na sexta da semana passada, chegou a esgotar. Hoje [ontem] já foram abertas mais vagas.”

Os documentos necessários para o cadastramento são: carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de residência.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade