Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Projeto estimula o desenvolvimento de bebês com até um ano em Joinville

Ação desenvolvida no CEI Miosótis será destaque na revista “Nova Escola”

Redação ND
Joinville

Com os pezinhos em contato com a grama e a areia, as mãozinhas explorando o ambien­te e os olhos atentos a cada no­vidade, a turma do berçário do CEI (Centro de Educação Infan­til) Miosótis, no bairro Fátima, aprende interagindo. O projeto “Explorar para Aprender”, consa­grado no município, já foi finalista do Prêmio Victor Civita – Educa­dor Nota 10, e agora servirá de exemplo para CEIs de todo o país. No mês de agosto, o CEI Miosótis recebeu a visita de uma equipe de reportagem da revista “Nova Es­cola”, publicação que dará ao pro­jeto visibilidade nacional.

 

Rogerio da Silva/Secom/ND
Rogerio da Silva/Secom/ND
Crianças de 0 a 1 ano aprendem a identificar o ambiente pelo tato

 

 

Para a diretora da unidade, Pa­trícia Junges, o reconhecimento da iniciativa no Prêmio Victor Civita já foi uma vitória e a divulgação na revista “Nova Escola” evidenciará de forma ainda mais positiva o tra­balho dos profissionais. “É muito gratificante a valorização da nossa dedicação e do nosso trabalho jun­to às crianças. Principalmente por ser na área de educação infantil. Por muito tempo se pensou que cuidar de bebês não exigia didática e agora se percebe a necessidade de uma abordagem pedagógica por trás de cada ação”, relata.

O projeto “Explorar para Aprender” é realizado com bebês de 0 a 1 ano de idade e estimula o desenvolvimento dos pequenos. A iniciativa surgiu do interesse da professora Marlene Steffeens, que começou a articular seu tra­balho com a turma do berçário no início deste ano. “Até então, não havia trabalhado com bebês e quando fiquei sabendo que atu­aria junto ao berçário, fiz uma pesquisa para saber que tipo de abordagens poderia utilizar. A partir deste estudo, percebi que o mais indicado é proporcionar às crianças o contato com o ambien­te externo e então começamos a desenvolver, junto com toda a equipe do CEI, as diretrizes do projeto”, explica a professora.

Aprendendo a brincar ao ar livre

Entre as atividades, as crianças participam de brincadeiras no gramado, no labirinto, nas trilhas, na areia, nos banhos de ofurô e interagem com crianças de diferentes idades, em ações integradas com outras turmas. Segundo a diretora Patrícia Junges, até mesmo os pais dos alunos se surpreenderam ao conhecer todas as ações.

O estímulo ao aprendizado das crianças fica evidente e, desta forma, a família também aprova a iniciativa que oportuniza momentos inovadores. A interação com o ambiente é uma prática adotada em todas as turmas do CEI Miosótis e o objetivo da equipe pedagógica da unidade é continuar com as ações que fazem a alegria da criançada e, ao mesmo tempo, encorajam o aprendizado.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade