Publicidade
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 23º C
  • 18º C

Prefeitura de Joinville adota metodologia inovadora para resolver problemas

Design Thinking é aplicado na Side, Vigilância Sanitária, Assistência Social e Secretaria de Administração e Planejamento

Redação ND
Joinville
Divulgação/Rogério da Silva/Secom/ND
Sistema pode agilizar abertura de empresas

 

A aplicação do Design Thinking, conceito que estimula o uso da criatividade na resolução de problemas complexos, não é mais algo restrito a empresas e startups. O conceito vem se popularizando também na administração pública, como tem ocorrido na Prefeitura de Joinville.

“A cidade tem o DNA da inovação, e a Prefeitura faz parte disso. Está tentando se reinventar, assim como as empresas, seguindo uma tendência de mercado”, diz Danilo Conti, secretário de Side (Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico). 

Na Prefeitura, o conceito já é utilizado, além da pasta comandada por Conti, pela Vigilância Sanitária, SAS (Secretaria de Assistência Social) e SAP (Secretaria de Administração e Planejamento). Na Side, o Design Thinking foi utilizado para estabelecer o modelo de negócios da secretaria e ajudar na desburocratização de processos relativos à abertura de empresas.

O projeto está em análise na Procuradoria do Município para depois seguir para apreciação dos
vereadores.

 

Lei sobre realização de eventos

A abordagem foi utilizada na elaboração da lei 407, que estabelece normas para a realização de eventos na cidade. O grupo de discussão, que envolveu produtores de eventos, órgãos da Prefeitura, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a equipe do vereador Manoel Bento, conseguiu produzir o texto do projeto de lei em 45 dias.

“Em vez de procurarmos leis já existentes e tentarmos adaptar para Joinville, fizemos algo totalmente novo”, explicou Ari Vieira Junior, gerente da Side.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade