Publicidade
Sexta-Feira, 27 de Abril de 2018
Descrição do tempo
  • 29º C
  • 19º C

Polícia apreende boi e frustra farra que aconteceria na Costa da Lagoa, em Florianópolis

Três pessoas foram detidas e, além de pagarem multas, deverão assinar termo circunstanciado de maus-tratos aos animais

Viviane de Gênova
Florianópolis
20/03/2018 às 10H11

A Polícia Militar Ambiental conseguiu frustrar uma farra do boi que aconteceria na madrugada desta terça-feira (20) em Florianópolis. Os policiais localizaram e apreenderam um caminhão que levava um bovino até o local onde aconteceria a farra. Três pessoas foram detidas.

De acordo com a PMA, desde janeiro, o setor de Inteligência da Polícia Militar monitora pessoas que possivelmente estariam cedendo bovinos para farras na região de Florianópolis. Com a informação de que um caminhão traria um bovino de Águas Mornas até a Capital, a polícia elaborou uma estratégia para evitar que o veículo chegasse ao destino.

Bovino seria utilizado em uma farra na Costa da Lagoa  - PMA/Divulgação/ND
Bovino seria utilizado em uma farra na Costa da Lagoa - PMA/Divulgação/ND



Quando o caminhão passava próximo ao trapiche da Beira-Mar Norte, foi abordado pelos policiais. Dois homens que estavam no interior do veículo confessaram que o bovino seria levado até a Costa da Lagoa, para uma farra que aconteceria durante a madrugada. Um batedor, que estava em uma motocicleta e tinha a função de “abrir caminho” e informar a livre passagem para o caminhão, também foi detido.

Já na Costa da Lagoa, segundo a PMA, cerca de 20 pessoas aguardavam a chegada do bovino por volta de meia-noite. No entanto, com a chegada dos policiais, o grupo se dispersou e fugiu em barcos e lanchas pela Lagoa da Conceição.

Os três detidos foram encaminhados para a delegacia e deverão pagar multa e assinar termo circunstanciado de maus-tratos aos animais. Já o boi foi encaminhado para a Dibea (Diretoria de Bem Estar Animal), com o auxílio da Acapra (Associação Catarinense de Proteção aos Animais), enquanto que o caminhão foi apreendido pela polícia.

Este foi o segundo bovino recolhido pela Polícia Militar nesta semana. O primeiro, no entanto, já teria participado de uma farra e seria utilizado em uma segunda “festa”, na comunidade da Fortaleza da Barra. O animal foi ferido e maltratado durante a noite de domingo (18) e a madrugada de segunda (19). Durante a ocorrência, após a denúncia de moradores, dois policiais do 4º BPM também ficaram feridos e ninguém foi preso.

A Polícia Militar Ambiental lembra que a farra do boi virou crime em 1997, em função de um acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal), e que a colaboração de moradores é fundamental para coibir a prática. As denúncias podem ser feitas pelo telefone de emergência 190 ou no 1º Pelotão da PMA, (48) 3665-4487.

Caminhão também foi apreendido pela polícia - PMA/Divulgação/ND
Caminhão também foi apreendido pela polícia - PMA/Divulgação/ND



Publicidade

2 Comentários

Publicidade
Publicidade