Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 15º C

Pescadores começam a demolir ranchos em Florianópolis nos últimos dias de pesca da tainha

A expectativa é que a safra deste ano fique entre 40% e 50% menor em relação ao ano passado

Redação ND
Florianópolis
15/07/2017 às 11H31

Pescadores artesanais de Florianópolis começam a se desmobilizar para a pesca da tainha que foi liberada oficialmente no dia 1° de maio de 2017. Neste sábado (15), ranchos foram demolidos em Ponta das Canas, no Norte da Ilha, e os barcos recolhidos do mar. A pesca artesanal está autorizada até o dia 31 de julho, entretanto, segundo o presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, o número de peixes diminuiu bastante nos últimos dias, o que faz com que os pescadores encerrem a temporada antes do prazo final.

Remeiro, bucheiro e livreteiro: o glossário da pesca da tainha

"Nós já imaginávamos que a safra seria mais fraca em comparação ao ano passado. Só vamos fechar os dados no dia 31, mas acreditamos que teremos 1.200 toneladas de tainhas capturadas este ano em Santa Catarina", observou Ivo, lembrando que em 2016 a safra foi de 40% a 50% melhor em comparação a este ano.  

Pescadores demoliram os ranchos de pesca neste sábado - Joyce Reinert/ND
Pescadores demoliram os ranchos de pesca neste sábado - Joyce Reinert/ND

Safra da tainha aquece a economia catarinense nos próximos meses

Barcos foram retirados do mar na manhã deste sábado - Joyce Reinert/ND
Barcos foram retirados do mar na manhã deste sábado - Joyce Reinert/ND




Publicidade

3 Comentários

  • Palhaçada
    Eu acho a pesca da tainha uma baita sacanagem com muitos e como vocês falaram aí no rancho de pesca fica várias pessoas q não precisa estar ali pega férias no mês de julho pra fica no rancho bebendo e fazendo farra daí o mais desvantagem é que a pesca da tainha só pode ser feita por quem tá com as canoas que são selecionados aí vem outros pescadores pra bota uma rede na água pra pega 3 tainha é proibido só quem pode pesca e quem tá no rancho e os outros pescadores não pode bota a rede se botar corre risco de perder pro IBAMA só pra pega 2 ou 3 tainha n pode e por isso que cada ano a safra diminui pq são olho grande só querem pra eles nem pra dividir um peixe pro pessoal na praia, antigamente todo mundo se ajudava hj em dia os rico tão com canoa na praia pra pesca da tainha e o pobre tem q bota uma rede na água irregular pra pega tainha uma vergonha esses pescadores aqui de Florianópolis tudo morto de fome!
    Ernesto São Thiago
    Tem erro de matemática nesta matéria: se a safra do ano passado foi 50% maior que a deste, esta não pode ser ao mesmo tempo 50% menor do que aquela.
Publicidade
Publicidade
Publicidade