Publicidade
Domingo, 23 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Novo anel viário do Iririú deve entrar em operação neste fim de semana em Joinville

Já as mudanças na região da avenida Santos Dumont devem começar a valer a partir do dia 28

Redação ND
Joinville

O anel viário do bairro Iririú, formado pelas ruas Albano Schmidt, Iririú e Papa João 23, entrou na reta final de implantação esta semana com a execução da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo). Se o tempo não prejudicar os trabalhos, a liberação total do trânsito dentro do novo sistema deve ocorrer no final de semana.

Secom/Divulgação/ND
Clique na imagem para ampliar o mapa



A proposta visa a dar maior segurança e fluidez ao trânsito no bairro Iririú em pontos críticos como no encontro das ruas Albano Schmidt e Iririú (curva do Nereu); trevo do Boa Vista (em frente ao Hospital Regional); cruzamento das ruas Papa João 23 com a Iririú e Prefeito Wittich Freitag; e rua Iririú com Tuiuti e Guaíra.

Depois da implantação de mão única em trecho da rua Albano Schmidt em junho, a última etapa será de fechar o anel com mão única em toda extensão na rua Papa João 23 – desde a rua Iririú até a rua Xavier Arp, próximo ao Hospital Regional.

O gerente de Ittran (Trânsito do Instituto de Trânsito e Transporte), Samuel Luiz Bernardes Gomes, explica que a liberação das ruas se dará aos poucos, na medida em que a sinalização for concluída. O Ittran orienta os motoristas a redobrarem a atenção até assimilarem as mudanças. “Todos estarão bem orientados pelas placas, pinturas e cavaletes”, explicou o gerente do Ittran.

Outra orientação é dirigida especialmente aos motoristas que seguem pelo binário do Iririú em direção ao Jardim Iririú. São duas as opções. A primeira pela rua Tuiuti, logo após a loja Milium. A segunda, de melhor fluidez, será pela rua Papa João 23, onde o motorista deve entrar rua Cerro Verde (primeira à esquerda) e cruzar a rua Iririú, onde há um semáforo, para seguir pela rua Coronel Vieira.

Nesta etapa final, o impacto mais significativo e positivo será a implantação de mão única em toda extensão da rua Iririú, desde a chamada Curva do Nereu até a rua Dona Francisca, e também na rua Papa João 23, desde a Iririú até o Hospital Regional na continuação da rua Xavier Arp.

 

 

Mudanças no trânsito da avenida Santos Dumont iniciam dia 28


A Prefeitura programou para segunda (28) o início das mudanças no trânsito da avenida Santos Dumont e rua Tenente Antônio João, no bairro Bom Retiro. As obras, que estavam marcadas para iniciarem dia 14, foram prorrogadas em função do mau tempo ocorrido no fim de semana. As alterações na sinalização serão realizadas durante o sábado e domingo e a ativação nas primeiras horas de segunda (28).
De acordo com o projeto realizado pelo Ippuj (órgão que faz o planejamento da cidade), a avenida Santos Dumont, trecho entre as ruas Dr. João Colin e Arno Waldemar Döhler, terá sentido único na direção Centro-bairro. Para possibilitar alternativa de retorno, a rua Tenente Antônio João também sofrerá alterações.

O percurso entre as ruas General Câmara e Piratuba, que hoje tem sentido único, volta a ser de mão dupla. As mudanças também iniciam na próxima segunda, e devem ser totalmente implantadas em cinco dias.
Segundo o gerente de Operações do Instituto de Transportes e Trânsito (Ittran), Marcelo Danner, as mudanças são necessárias para dar mais fluidez ao trânsito na avenida, que recebe as obras de duplicação. As obras na Santos Dumont serão realizadas pela Infrasul e na rua Tenente Antônio João pelo Ittran.

Para quem precisa retornar da região do aeroporto ou do campus universitário, as opções são a rua Tenente Antonio João, a rua Arno Waldemar Döhler ou ainda o eixo industrial Edgar Meister “dependendo o destino de cada motorista”, diz Danner.

A previsão é que todas as alterações estejam concluídas até o final de julho. “Para a execução das mudanças são necessários pelo menos cinco dias de tempo bom”, projeta Danner. Em caso de mau tempo as obras serão transferidas para o fim de semana subsequente.


Muda também a rota de ônibus

A mudança de sentido da Santos Dumont vai também alterar alguns itinerários das linhas do transporte coletivo. Por isso o Ittran iniciou ontem a panfletagem nos terminais de ônibus do Centro e da região Norte, além do comércio da região central da cidade. Durante o período das intervenções, agentes de trânsito estarão monitorando o trânsito e orientando os motoristas.

 

Alterações nas linhas de ônibus

Linha 0126 – Arno Waldemar Döhler / Norte
Vai pela avenida Santos Dumont e retorna pela rua Dona Francisca

Linha 0130 – Norte / Iririú / Tupy
Retorna ao trajeto antigo, indo pela avenida Santos Dumont, Dom Bosco e retornando pela Tenente Antônio João e Ituporanga

Linhas
0205 – Bom Retiro
0209 – Jardim Sofia
0212 – Bom Retiro via Edgar Meister
0214 – Barão de Teffé
0216 – J. Sofia via Barão de Teffé
0290 – Costa e Silva / Iririú / Tupy –
Retornam ao trajeto antigo, indo e voltando pela Tenente Antônio João

Linhas
0022 – Sul / Campus
0208 – Norte / Campus
0206 – Paraíso
0207 – Canto do Rio
0213 – Norte / Aeroporto
0219 – Paraíso via Canto do Rio
0225 – Estrada Timbé via Jardim Kelly
0241 – Centro / Campus
0552 – Estrada da Ilha
2100 – Ribeirão do Cubatão
Irão pela avenida Santos Dumont e retornam pela rua Tenente Antônio João

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade