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Navio gigante atraca em Imbituba e coloca o Sul de SC na rota marítima asiática

Governador Raimundo Colombo acompanhou a operação e já projeta desenvolvimento e aumento das receitas

Redação ND
Florianópolis
05/09/2017 às 18H24

Um navio gigante, com 331 metros, atracou no Porto de Imbituba no início da madrugada desta terça-feira (5). A embarcação denominada Cap San Juan inaugurou mais uma rota entre Ásia e América do Sul. Pelo menos 13 embarcações estão previstas no trajeto que envolve o Sul do Estado nos próximos meses, o que deve resultar em maior fluxo de movimentação de cargas e crescimento na economia catarinense.

O governador Raimundo Colombo acompanhou as operações no período da tarde e ficou surpreso com as dimensões do navio (veja vídeo abaixo). Ele também ressaltou a condição e os avanços do Estado a partir deste tráfego marítimo semanal: “Representa muito para nós. Passaremos a ter uma linha para Ásia uma vez por semana. Serão milhares de containers e com um navio desse porte, diminuímos custos e teremos um maior desenvolvimento. Tem um impacto muito grande para os catarinenses”.

O navio Cap San Juan tem 137 mil toneladas e gera uma expectativa de movimentar até 50 mil TEUs (unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés) até dezembro. A estimativa ainda indica, que até o final de 2018, 150 mil TEUs. “Já estão vindo muitos produtos oriundos de outros estados para serem transportados por aqui pelo porto de Imbituba. O porto vai crescer muito, vai fortalecer a atividade e dar competitividade para a economia estadual”, projetou o governador.

Navio tem mais de 330 metros e pesa 137 mil toneladas - Marco Santiano/ND
Navio tem mais de 330 metros e pesa 137 mil toneladas - Marco Santiano/ND


Na noite desta terça-feira o navio parte até Itapoá. Depois faz mais uma parada no porto de Santos, e posteriormente segue rumo a Ásia. Embora na próxima semana o Cap San Juan volte a atracar em Imbituba, ainda não há a confirmação da data.

Segundo a SCPar Porto de Imbituba S.A., concessionária que administra as operações desde 2012, o local oferece o maior canal de acesso do Sul do país, o que colaborou para que o porto fosse o escolhido para atracação do gigante. Atualmente, no Brasil, apenas cinco portos recebem o navio, e na América são 12 portos.

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