Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Milhares se emocionam ao receber a imagem do Divino Pai Eterno neste domingo em Joinville

Nem a chuva, que caia em intervalos regulares, afastou os fiéis que chegaram a Joinville em ônibus vindos de diversas partes do Estado

Rosana Ritta
Joinville
Divulgação/ND
Imagem que é símbolo de fé chegou pela primeira vez a Joinville

 

Mesmo com a chuva que caiu em vários momentos, a previsão inicial dos organizadores se concretizou e mais de 10 mil fiéis católicos se reuniram na tarde deste domingo no Santuário Santíssimo Sacramento, no bairro Aventureiro, para receber a imagem peregrina do Divino Pai Eterno e assistir à missa presidida pelo Superior Provincial Redentorista de Goiás, padre Robson de Oliveira. No mesmo dia, foi celebrada uma missa no local onde está sendo construído o Santuário Santíssimo Sacramento.

A celebração foi transmitida para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão. De acordo com o padre Ivam Francisco Macieski, responsável pela acolhida da imagem, o trabalho missionário que o padre Robson realiza é admirável e tem tocado o coração das pessoas, por meio da palavra de Deus, amenizando o sofrimento e a solidão daqueles que o acompanham. “Ele nos ajuda a cultivar uma espiritualidade sadia e serena”, observa padre Ivam.

Centenas de ônibus com fiéis de várias cidades catarinenses se dirigiram para Joinville especialmente para acompanhar a imagem que vem peregrinando pelo país desde 2008.

Desde a primeira visita à cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, já foram percorridas diferentes regiões do país, passando por 139 municípios em 22 estados e o Distrito Federal.

Para o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, o trabalho de evangelização por meio da Visita da Imagem é uma forma de levar o amor de Deus de forma mais concreta às pessoas: “A presença da Imagem Peregrina em uma comunidade ou paróquia é um grande momento para que devotos espalhados em todos os cantos do país experimentem de perto o amor do Divino Pai Eterno. É uma grande satisfação ver que as pessoas querem, cada vez mais, se aproximar desse amor”.

 

 

Devoção ao Pai Eterno

Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele, está retratada a Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. Hoje, a estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Paróquia do Divino Pai Eterno ou Igreja Matriz de Trindade. São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos ao ano. Somente durante nos dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade