Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Mesas de Natal: escolha o seu estilo para tornar o ambiente da ceia ainda mais agradável

Do sofisticado ao descolado, é a hora de arrumar o ambiente para a noite mais encantada do ano

Alessandra Cavalheiro
Florianópolis

A celebração natalina é um dos momentos mais especiais do ano para reunir família e pessoas mais próximas. E a estrela da noite é a mesa que, bem decorada, torna este momento inesquecível. Seja num estilo mais sofisticado, com base em objetos de cristal, ouro ou prata, ou uma mesa mais simples, com flores de seu jardim, a ideia é o bom gosto, o ambiente agradável e gracioso, para aproveitar a noite mais famosa dos cristãos. As arquitetas Caroline Porto e Isadora Maestri e a jornalista especializada em decoração e arquitetura Gisela dos Santos prepararam mesas que podem servir de inspiração, em estilos diferentes.


Sofisticada, cheia de estilo

Débora Klempous/ND

A mesa em laca preta com tampo de vidro dispensa toalha. Vermelho e dourado colorem o décor. Este exemplo privilegia o belo e exuberante, deixando um pouco de lado a funcionalidade para a celebração do Natal. "Destaque para os guardanapos de linho vermelho, que ganham volume e charme com a organza branca e o arranjo de cerejeiras", sugere a arquiteta Isadora Maestri.

sousplat acolhe os pratos esculpidos em alto relevo, com suas missangas avermelhadas. As taças de cristal, trabalhadas em ouro manualmente, servem o vinho e o champanhe. Os talheres também têm bolas de cristal, o que reforça o estilo sofisticado.

"As velas em LED oferecem mais praticidade e segurança, mas não substituem a magia do fogo", diz Isadora, enquanto organiza os detalhes. No centro da mesa, o tradicional arranjo com pinhas e cerejeiras. Como a proposta é sofisticação, um delicado objeto de porcelana branca servirá para o descanso dos talheres na hora do jantar. O detalhe do sino prateado servirá para chamar a todos na hora que a ceia for servida. A estrela do mobiliário é a cadeira vermelha, uma réplica de Luís XV entalhada à mão, revestida com um tecido mais contemporâneo.

Despojada, sem perder o brilho

Débora Klempous/ND

Agora, Isadora Maestri sugere a mesma mesa em laca preta, mas com algumas modificações que a deixam mais despojada. Aparecem, como peças principais, as taças de bico de jaca, objetos mais em conta, que não perdem a exuberância e o charme. "Podemos dar várias funções a esta taça", mostra Isadora.

A taça aparece com sua própria funcionalidade, que é servir as bebidas, mas também, virada, acolhe as velas, ou recebe flores vermelhas para compor os arranjos. A arquiteta Isadora mescla arranjos artificiais com naturais e folhas verdes. As poinsétias, mais conhecidas como flores do Natal, trazem o vermelho que compõe com os ramos verdes num grande vaso.

High-low: descolada, mas com peças especiais

Alessandra Cavalheiro/ND

A jornalista e surfista Gisela dos Santos, que há mais de 15 anos é proprietária do programa de TV Casa e Cia, propôs uma mesa mais descolada, no estilo high-low que consiste em misturar peças luxuosas com outras mais simples, esportivas ou básicas. Do inglês, high-low ou estilo hi-lo, significa alto e baixo. A mesa de madeira maciça é onde ela recebe seus convidados. Para esta noite de Natal, Gisela escolheu os sousplats coloridos: rosa, laranja, amarelo para contrapor com os pratos ingleses em azul e branco, algo que só tira do armário em ocasiões especiais. "Amo estes pratos", diz.

No lugar do pinheiro, ela, que é uma típica moradora da Lagoa da Conceição, foge do tradicional e expõe um enorme pé de alecrim, que oferece seu aroma e vai temperar suas receitas e chás durante todo o ano. "O estilo hi-lo é bem na batida da minha casa", conta.

Ela não abre mão do bom gosto e peças assinadas pelos melhores designers. No canto da mesa coloca as peças em cima de livros, que dão colorido, altura e volume. "Aprendi isso com o saudoso Zeca D'Acampora", lembra. "Não gosto de grandes arranjos no meio da mesa porque atrapalham a interação dos convidados. Ali, tudo é baixinho e delicado. Pequenas velas sobre um espelho, begônias vermelhas com ramos de alecrim em copinhos de cachaça ou licor são reverências a cada visitante. Taças coloridas para água e transparentes para o vinho também farão parte do momento especial. "Que todos possam confraternizar e conversar na noite de Natal", diz.

O macaquinho em porcelana, que está sempre em cima da mesa, ganha o aroma dos cravos. "Esta peça está comigo há muito tempo e carrega aromas diferentes, de acordo com a data", conta Gisela. A ideia é mesmo proporcionar experiências sensoriais. A peça "Life is Good" também sai da estante e vai para a mesa natalina. Na outra ponta, uma leiteira e uma açucareira acolhem o manjericão e seu perfume. Em meio a tudo, velas inspiram a noite e o fogo lembra o acolhimento entre as pessoas.


Agradecimentos:
Loja Casa a Caso, avenida Madre Benvenuta, 1.490 - Santa Mônica, Tel.: (48) 3028-1662/www.casaacaso.com.br

Escritório Porto Maestri Arquitetura e Interiores, rua Santa Luiza, 100 - sala 607 – Trindade, Tel.: 3733-6959
portomaestri.com.br/ produção jornalista Paula Costa

Programa Casa e Cia., da jornalista Gisela dos Santos/Produção: jornalista Manu Pinheiro/casaeciatv.com.br/

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade