Publicidade
Terça-Feira, 25 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Mar deverá continuar agitado no Sul da Ilha, em Florianópolis, nesta segunda-feira

Passagem de frente fria pode ter influenciado a agitação, que não é atípica, segundo a Epagri/Ciram

Viviane de Gênova
Florianópolis
18/09/2017 às 10H09

A agitação do mar no Sul da Ilha, em Florianópolis, que chamou a atenção de moradores e turistas que passavam pela região neste domingo (17), deverá se repetir ainda nesta segunda-feira (18). Segundo a Epagri/Ciram, a situação é típica para esta época do ano e pode ter sido provocada pela passagem de uma frente fria associada à influência de um ciclone que está próximo ao Rio Grande do Sul.

O oceanógrafo Argeu Vanz, da Epagri/Ciram, explica que em setembro é comum o acontecimento de eventos desse tipo naquela região. Neste domingo, o vento de quadrante sul também pode ter contribuído para que o mar invadisse toda a faixa de areia.

“Ainda podemos ter influência da entrada da Lua Nova, que deixa a maré mais alta. Com essa série de fatores, as ondas que vieram do mar acabaram se quebrando mais na parte da areia e provocando essa condição”, comenta.

Conforme o oceanógrafo, a tendência é para que o mar comece a voltar à sua normalidade naquela região a partir de terça-feira, com o afastamento do ciclone mais para a região do alto mar.

A água cobriu a faixa de areia na área conhecida como Caldeirão - Inês Carmelita Lohn/ND
A água cobriu a faixa de areia na área conhecida como Caldeirão, no Morro das Pedras, neste domingo - Inês Carmelita Lohn/ND



Semana com nebulosidade, mas sem chuva

Apesar da rápida passagem de uma frente fria no domingo, a previsão do tempo não indica muitas oscilações para Florianópolis nesta semana. De acordo com Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram, esta segunda continuará com o predomínio da nebulosidade, mas aberturas de sol poderão aparecer principalmente no período da tarde. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 24°C.

Os dias mais quentes da semana provavelmente serão a quarta (20) e a quinta-feira (21), com máximas entre 25°C e 26°C e mais aberturas de sol. Já a estiagem que predomina em todo o Estado deverá continuar pelos próximos dias. Segundo Laura, a tendência é para que setembro termine com chuva bem abaixo da média em Santa Catarina.

“A exemplo do que vem acontecendo em outras áreas do país, como nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, Santa Catarina também está sob a influência de uma intensa massa de ar quente e seco. Em nosso Estado, somente o Oeste e o Sul, áreas mais próximas do Rio Grande do Sul, são as que ainda tiveram algum acúmulo de chuva. Nas demais, está bem abaixo do esperado”, comentou.

De maneira geral, a média é para que Santa Catarina acumule volumes entre 150mm e 200mm de chuva durante o mês de setembro. No entanto, a maior parte do Estado teve índices inferiores a 10mm até agora. A previsão da Epagri/Ciram é para que a chuva só volte a ter volumes mais significativos em todas as regiões no mês de outubro.  Por causa da estiagem prolongada, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) está solicitando economia de água a todos os moradores

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade