Publicidade
Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Lazer e cultura no fim de semana

Programação para domingo terá Concertos Matinais e Domingo no Jardim do MAJ – Piquenique comunitário, ecológico e cultural

Redação ND
Joinville

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) convida a comunidade para participar e prestigiar os eventos realizados neste domingo (20). A Sociedade Cultural Lírica recebe o projeto “Concertos Matinais” com a apresentação do Conjunto Musical Germânia, às 10h30. E o Museu de Arte de Joinville (MAJ) promove mais uma edição do “Domingo no Jardim do MAJ – Piquenique comunitário, ecológico e cultural”, das 10h às 17 horas. A programação é gratuita e para toda família.

Concertos Matinais no estilo germânico
Os “Concertos Matinais” apresentam nesta edição o Conjunto Musical Germânia. O evento será realizado às 10h30 na Sociedade Cultural Lírica. O grupo iniciou seus trabalhos em 2003, na época com apenas dois componentes. A evolução do grupo - visando a perpetuação musical do folclore germânico - contribui para uma nova formação composta por voz, teclado ou piano, violão e percussão.
O programa apresentado pelo Germânia é composto por músicas conhecidas do público, com uma combinação de sensibilidade e vivacidade. O objetivo é justamente fazer com que o público entre em contato com esta diversidade cultural.
A série de apresentações do conjunto foi aprovado no Mecenato 2010 do Simdec, da Fundação Cultural. Além da parte musical, as apresentações são conduzidas de forma didática, com tradução das letras e histórias das músicas. Integram o Musical Germânia: Rosenete Eberhardt (canto), Anelore Seiler (canto), Luciano Rodrigues (teclado ou piano), Marcus Llerena (violão) e Karine Eberhardt (percussão). Esta edição do “Concertos Matinais” é uma realização da Fundação Cultural com apoio da Sociedade Cultural Lírica. Apresentação aberta a comunidade e gratuita.

Domingo é no jardim do Museu de Arte
O Museu de Arte de Joinville (MAJ) convida a comunidade para passar um dia diferente com toda família nos jardins do museu. Que tal aproveitar o domingo (20) ao ar livre num piquenique ou curtir as atrações culturais programadas para a 12ª edição do projeto “Um Domingo no Jardim do MAJ”? O evento será realizado das 10h às 18h.
Durante o dia, a comunidade vai poder conferir a apresentação do Grupo de Tai Chi Chuan da Família Yang e a intervenção artística dos acadêmicos do 3º anos de Artes Visuais da Univille. Além disso, os artesãos da cidade estarão expondo seus trabalhos. Às 12 horas haverá a degustação e apreciação de alimentos a base de soja, preparados pela estudiosa da área de alimentação, Ilca Soares.
O museu também abre neste domingo (20/03) as exposições “Memórias de um acervo: papel, entre a obra e o suporte” e “Mário Avancini: Família que nasce da pedra”, às 12 horas, na sede do Museu de Arte. O projeto “Memórias de um acervo” apresenta 15 peças que fazem parte da Mostra Paperart, exposta na Bahia em 1989. Posteriormente as obras foram doadas ao MAJ pelo Museu de Arte Contemporânea da Fundação Embragel. As peças foram divididas em dois núcleos para a exposição: papel/obra e papel/suporte. O objetivo da mostra é discutir as formas de utilização do papel no processo do fazer artístico, uma vez que na história da arte o papel sempre teve importância na criação de obras.
As obras de Mário Avancini sempre tiveram lugar cativo nos espaços do Museu de Arte. As peças em mármore retratam mulheres, casais e famílias, linhas que deixam claro a importância da família e da arte em sua vida. A escolha do artista pelo mármore e granito branco foram escolhidas por persistirem ao tempo-espaço e serem símbolo de vernaculidade, grandeza e espiritualidade, na Grécia Antiga. As exposições ficam abertas para visitação até o dia 08 de maio. O horário de visitação é de terça a sexta-feira das 09h às 17h, sábado, domingo e feriado das 12h às 18h. Entrada aberta ao público e gratuita.
Na parte da tarde, o coordenador do museu, Carlos Franzoi irá fazer um bate-papo sobre as exposições, que são de sua curadoria e sobre o Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural. Em caso de chuva, a programação será realizada no interior do museu. Mais informações no blog museudeartedejoinville.blogspot.com.

Agende-se
O quê: Concertos Matinais com Conjunto Musical Germânia
Quando: domingo (20) às 10h30
Onde: Sociedade Cultural Lírica (rua Max Colin, 1.483 – América)
Quanto: Gratuito
Informações: 3433-2190 na FCJ

O quê: Um Domingo no Jardim do MAJ - Piquenique Comunitário, Ecológico e Cultural
Quando: domingo (20)  das 10h às 17h
Abertura das exposições “Memórias de um acervo: Papel, entre a obra e o suporte” e “Mário Avancini: Família que nasce da pedra”
Quando: domingo (20)  às 12h
Onde: Museu de Arte de Joinville
Rua 15 de novembro, 1.400 - América
Quanto: Gratuito
Informações: 3433-4677 no MAJ

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade